Itapicuru: Encontro debate valorização do umbu no Piemonte Norte

Foto: Divulgação
Fruto símbolo de força e resistência do Semiárido, o umbu foi tema de reunião virtual realizada, nesta terça-feira (02), entre o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, e o vereador do município de Senhor do Bonfim, Reinaldo Santana, conhecido popularmente como Rê do Sindicato.

Durante o encontro, foi discutida a organização produtiva do sistema produtivo do umbu, a geração de emprego e renda a partir do cultivo dos umbuzeiros no município  e  a realização do 11ª Feira do Umbu do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, de maneira virtual. “O umbu sempre foi uma fonte de renda dos nordestinos. Nos últimos anos, com as políticas públicas e os investimentos na agricultura familiar, esse fruto passou a ter valor agregado, se tornando protagonista no meio culinário. É do nosso interesse participar sempre de iniciativas que valorizarem o cultivo da ‘árvore sagrada do sertão’, reforçando a importância do umbu como alimento e produto que gera receita aos agricultores familiares”, afirmou o secretário Josias Gomes, que confirmou sua participação na feira virtual, que acontece nos dias 11 e 12 de março.

Durante a 11ª Feira do Umbu do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, será possível conferir doces, geleias, cocadas e outras variedades do beneficiamento do umbu, feitas pelas organizações produtivas do território.  O evento tem apoio institucional do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, com cofinaciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

“A Feira do Umbu é realizada há dez anos, e se tornou uma das referências para o Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Ela será de forma virtual, adotaremos a metodologia de delivery no fornecimento de alimentos saudáveis da agricultura familiar, beneficiando diversas comunidades dos municípios do Território. Teremos também seminários e debate sobre a contextualização e o desenvolvimento socioeconômico territorial. Ter o Governo do Estado perto de nós, por meio da SDR, é muito importante na realização desse evento”, explicou o vereador Rê do Sindicato.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR