Tóquio e Washington elaboraram um plano preliminar para responder a uma eventual guerra entre China e Taiwan, que inclui instalar e mudar frequentemente bases militares nas ilhas Nansei do Japão.
O Japão e os EUA criaram um projeto de plano para um caso de “contingência” em Taiwan, revela na quinta-feira (23) a agência japonesa Kyodo citando fontes governamentais de Tóquio.
O plano prevê criar uma base de ataque em um de 40 lugares candidatos nas 200 ilhas Nansei, um arquipélago a sudoeste das prefeituras japonesas meridionais de Kagoshima e Okinawa. O arquipélago de Okinawa tem a maior parte das forças militares dos EUA no Japão.
Assim, as Forças Armadas norte-americanas serão apoiadas por efetivos da Força de Autodefesa (SDF, na sigla em inglês) do Japão em caso de “contingência”, que deverá ser declarada caso o conflito entre a China e Taiwan for considerado nocivo à paz e segurança do Japão.
Se isso acontecer, Kyodo diz que as Forças Armadas dos EUA destacarão seu sistema de artilharia de foguete de alta mobilidade a uma base temporária e a mudarão frequentemente para evitar um ataque direto, enquanto as SDF fornecerão apoio logístico fornecendo munições e combustível.
O plano deverá ser formalizado em encontro dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países no início de janeiro.

“O desenvolvimento provavelmente levará a uma reação negativa da China, que considera a ilha autogovernada de Taiwan uma província renegada que tem de ser reunificada com o continente, pela força, se necessário”, constata a Kyodo.

O Japão e os EUA têm aumentado o investimento militar perante o que afirmam ser “passos assertivos” da China na região Ásia-Pacífico e o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis da Coreia do Norte.
Fonte: Sputnik Brasil