Seleção é feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que apresentou uma lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O senador Jaques Wagner e os deputados federais do Partido dos Trabalhadores da Bahia Afonso Florente, Valmir Assunção, Waldenor Pereira e Zé Neto foram indicados ao Prêmio Congresso em Foco deste ano, que está na sua 14a edição. A seleção para concorrer ao Prêmio é feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que apresentou uma lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

O senador e pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jaques Wagner, foi indicado nas categorias “Melhores no Senado” e “Clima e Sustentabilidade”. Eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal em fevereiro deste ano, Wagner tem pautado o debate sobre o meio ambiente na Casa Legislativa e no Brasil, destacando a necessidade de o país superar a falsa dicotomia entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

No ano passado, Wagner foi o segundo senador mais votado na premiação de “Melhores Senadores” do Prêmio Congresso em Foco, com mais de 38 mil votos. Além da pauta ambiental, Wagner se destaca pelo perfil de articulador, que lhe rendeu, recentemente, a eleição pela terceira vez consecutiva como um dos “Cabeças do Congresso”, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

Congresso – O deputado federal Afonso Florence é indicado pela sétima vez consecutiva ao Prêmio. Um dos principais articuladores do PT no debate sobre reforma tributária no Brasil, economia nacional e a geração de emprego e renda, Florence está disputando na categoria geral “Melhores na Câmara”, que inclui categorias especiais: “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”. Deputado federal em seu terceiro mandato, com a proposta de construção de uma agenda política em conexão com o conjunto dos movimentos populares e oriundo das lutas do MST, Valmir Assunção foi indicado nas categorias “Melhores da Câmara” e “Clima e Sustentabilidade”.

Já Waldenor Pereira, que deu importante contribuição como coordenador geral do Núcleo de Educação, Cultura e Esporte do PT no Congresso, entre 2019 e 2020, destacando-se na mobilização que resultou na aprovação do Fundeb permanente, está indicado nas categorias “Melhores na Câmara” e “Defesa da Educação”. Tendo como prioridades políticas públicas para os mais pobres, desenvolvimento social e econômico sustentável e a criação de medidas de valorização dos Agentes Comunitários de Saúde Combate às Endemias, Zé Neto também foi indicado na categoria “Melhores na Câmara” e “Clima e Sustentabilidade”.

Prêmio – A votação está sendo feita pelo site do Congresso em Foco, por meio do link https://premio.congressoemfoco.com.br, e segue até o dia 30 de setembro. O resultado será divulgado no dia 21 de outubro em uma cerimônia. Além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, estão em disputa três categorias especiais: “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”, além de “Mulheres na Política”, esta última é das novidades do Prêmio neste ano. O prêmio tem como objetivo estimular a população a avaliar o desempenho de deputados e senadores.

 

Ascom PT Bahia