Por Jesus Souza e Sandra Mercês  – Foto Jesus Souza

O governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues (PT), falou nesta terça-feira (7) sobre o planejamento de segurança para turistas após uma onda de violência promovida por facções criminosas no estado. A coletiva aconteceu durante a entrega de novas viaturas no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

“Fizemos uma operação tanto em Salvador quanto no interior da Bahia. Envolvemos todas as forças policiais, buscamos parcerias com prefeituras e suas guardas civis. As secretarias de Turismo e Cultura também foram incluídas, pois possuem informações importantes que facilitam a atuação da segurança pública”, afirmou Jerônimo.

O governador também mencionou o alinhamento com a Segurança Pública em eventos de grande porte, como as celebrações de fim de ano. “A programação é feita com a Segurança Pública para garantir que não haja dificuldades de intervenção, com ajustes em aspectos como iluminação, entrada e saída, além de posicionamento de palcos”, explicou.

O governador ainda citou uma operação realizada em Jequié após oito homicídios no ultimo final de semana.  “Sempre que há deflagração de conflitos, também apresentamos respostas concretas, como essa operação em Jequié”, concluiu.

Violência em Jequié

A cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, foi palco de uma onda de violência no último fim de semana, com oito pessoas assassinadas em diferentes locais entre a tarde de sexta-feira (3) e a madrugada de domingo (5). As vítimas, incluindo uma mulher e sete homens, foram mortas a tiros em circunstâncias que chocaram os moradores da região.

O que o governador diz?

Na segunda-feira (06), durante o evento que anunciou os novos voos regionais de Salvador, no Aeroporto Internacional da capital baiana, Jerônimo afirmou ter solicitado uma “operação no presídio, mas também nas áreas onde apresentaram esses indicadores. A informação da inteligência é que foi respostas entre eles, entre comandos das operações deles, do crime organizado, mas não vamos deixar isso acontecer”.