Por Redação – Foto Wuiga Rubini/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) irá fazer uma reforma no seu secretariado, visando as eleições de 2026. A mudança na equipe tomou conta dos bastidores da política logo após a eleição do segundo turno para prefeito de Camaçari, dia 6 de outubro, a qual, Luiz Caetano (PT) foi eleito prefeito e irá retornar ao posto pela terceira vez em 2025.
Na última quinta-feira (7), o governador concedeu entrevista coletiva abordando temas sensíveis para o estado, entre eles, a mudanças no secretariado. Apesar de não confirmar nenhum nome que irá compor a sua nova equipe, o governador afirmou que está tratando do assunto com lideranças partidárias e asseverou que em 2025 terá novos integrantes em seu governo.
De acordo com o site Política Livre, em matéria publicada no sábado (8), o atual secretário de comunicação do estado, André Curvello, sairá da pasta para assumir a comunicação da Confederação Nacional da Industria (CNI).
Segundo o site, uma fonte do setor empresarial, que preferiu manter o anonimato, informou que Curvello trabalhará em Brasília, mas não terá atuação partidária no posto.
De acordo com fontes ligadas ao secretário, ele irá conversar com o governador nesta segunda-feira (11) para acertar os passos da sua saída da pasta. Um nome cotado para assumir o posto de André Curvello é o jornalista André Ferraro.
Salvador
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) também vai promover uma reforma no secretariado. Nos bastidores da administração municipal, especula-se que uma das alterações envolverá o desmembramento da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que deixaria de abranger a área de esportes. Dessa forma, a pasta se tornaria independente, passando a ser chamada de Secretaria Municipal de Esportes.
Outra pasta que sofrerá uma possível alteração é a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Fontes próximas ao prefeito afirmam que será criada uma secretaria exclusiva para a Juventude. O nome cotado para assumir a nova pasta é da vereadora Roberta Caíres (PDT), a vereadora mais votada desta eleição, com 16.517 votos.
Apesar das especulações, em uma entrevista realizada na quinta-feira, o prefeito disse que não possui número específico de mudanças e nem há um prazo definido para a alteração no secretariado municipal.
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.