A jornalista e escritora baiana Ingrid Dragone acaba de lançar o seu quinto livro infantil. O título “Um lar em outro lugar do mundo” tem o propósito de mediar o diálogo entre pais e filhos sobre mudar para outro país e até de estado, cidade, bairro ou casa. Com um texto leve, transparente e todo em rimas, a autora aborda aspectos envolvidos em uma mudança, como saudade, adaptação, desapego, novos aprendizados e experiências. O livro foi criado com base na história de Ingrid, que em 2018 se mudou do Brasil para Portugal com a família. Lançado a princípio em formato e-book, para que possa ser adquirido por famílias residentes em qualquer parte do mundo, o título tem ilustrações de Mariana Netto e está à venda no site da editora Coleção Conto com Você (www.colecaocontocomvoce.com.br).

Além de narrar a mudança dos personagens Gi e Gu, inspirados nos filhos da autora, ambos em idade pré-escolar na época da mudança, o livro traz uma mensagem acolhedora e de encorajamento às famílias expatriadas. “Em outro país, passamos a viver experiências surpreendentes e entendemos que a ‘estabilidade’ é uma sensação. Tivemos altos e baixos, o que é natural para quem deixa seu lugar de origem, mas estamos bem e em paz. A parte que pesa mesmo é deixar raízes e familiares”, diz a jornalista, destacando a importância de conversar com as crianças sobre o assunto. “Validar a saudade dos pequenos, de modo empático, é nosso papel. Toda mudança traz despedidas: escola, vizinhos, casa… e o desprendimento dói”, pontua.

A autora – A jornalista e escritora Ingrid Dragone também é bacharel em Letras e pós-graduada em Comunicação Mercadológica. Escreve para motivar pessoas e apoiar famílias e educadores no processo de desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. Além do título Um lar em outro lugar do mundo, Ingrid é autora dos livros A caracol que não sabia desapegar (editora InVerso), Tem um irmãozinho na minha casa (Coleção Conto com Você), A estreia dos pequeninos (Coleção Conto com Você), O ensinamento que veio do mar (e-book gratuito), e está em constante produção de títulos infantis e para adultos. Ela é idealizadora do “Essa Mãe”, um dos primeiros blogs baianos de maternidade. A partir dele, promoveu e participou de eventos voltados ao público materno, foi colunista da Revista Paralela e do portal iBahia. Na área de jornalismo desde 2004, Ingrid tem experiência em televisão, assessoria de imprensa, revistas, entre outros. Na área de Letras, ministrou aulas de redação em cursos preparatórios para vestibular, e tomou para si a missão de alfabetizar os filhos, em casa e com sua própria didática.

*Instagram @ingriddragone