mercadojocaA direção da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA informa que as feiras e mercados centrais estarão abertos ao público a partir desta sexta-feira (03). Algumas medidas foram ajustadas no funcionamento desses estabelecimentos respeitando as orientações em combate ao coronavírus e H1N1.

As novas regras de funcionamento das feiras e mercados estão na portaria 01/2020 e o decreto municipal desta última terça-feira (31), acrescentou a autorização para funcionamento das feiras livres e mercados exclusivamente do setor alimentício estabelecendo critérios de segurança para preservar a saúde dos vendedores e clientes.

Ficou determinado através da portaria pela direção da AMA o remanejamento dos feirantes que comercializam verduras, frutas, peixe, carne, tempero seco, além de qualquer produto de origem vegetal e animal, inclusive seus derivados, no mercado Joca de Souza Oliveira, para a área provisória do funcionamento do Joca, em frente ao Estádio Adauto Moraes.  As barracas que fornecem lanches e alimentação em geral, tais como pastel, tapioca e caldo de cana, somente poderão funcionar como delivery.

Será obrigatório nas feiras livres e mercados centrais o uso constante de máscara, álcool gel, limitação do número de atendimentos simultâneos, com distância mínima de 1 (um) metro entre as pessoas e 1 (um) metro entre barracas e equipamentos.

No Mercado Popular somente será permitido a comercialização de verduras, frutas, peixe, carne, tempero seco, além de qualquer produto de origem vegetal e animal, inclusive seus derivados.

Após o período da Semana Santa os mercados Joca de Souza Oliveira e Popular funcionarão em dias alterados entre si e o Mercado Arnaldo Vieira funcionará somente às sextas-feiras e aos sábados.

Confira o documento da portaria da AMA AQUI

PS: Alex Santos presidente da Associação que reúne os permissionários do Mercado Joca de Souza Oliveira protestou: “Geraldo bom dia conforme anunciado em seu blog ontem (31) que o mercado seria aberto nesta quarta-feira, dia primeiro, mas nao foi isso que aconteceu, devido a AMA ainda nao ter feito as exigências para o retorno. Só que até agora nada. Os comerciantes estão querendo se manifestar em frente ao Paço Municipal”.

 

Daniela Duarte/AMA

Diário da Região