Por Redação – Foto Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador goiano Jorge Kajuru (PSB) criticou a realização do P20, a Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, que acontecerá no Congresso Nacional,em 7 e 8 de novembro.
O encontro, que está na sua décima edição, possui o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” e tem o objetivo, reunir líderes parlamentares para debater questões globais urgentes, como o combate à fome, a redução da pobreza e a transição ecológica justa e inclusiva.
Na última quinta-feira (31), durante Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, Kajuru disse que os diversos eventos políticos prejudicam o andamento dos trabalhos no Senado Federal.
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.
““Que saco que vai ser aqui na semana que vem? Porque aqui a gente quase não trabalha: é recesso parlamentar, é eleição, é segundo turno, segunda ninguém vem, sexta ninguém vem. Então, o que é que vai ter? Me desculpem o desabafo. O que é que vai ter aqui na semana que vem, que nós não vamos poder ter CPI?”, disse ele.
Para o senador, a ida da delegção do G20 ao Congresso Nacional é “desnecessária”. Segundo Kajuru, já são quase 70 dias em que a CPI ficou sem trabalhar devido ao recesso parlamentar e às eleições do segundo turno em algumas cidades brasileiras.
“Não consigo entender isso. Eles não têm outro lugar para ir, não? Brasília é tão grande. Por que eles não vão para o hotel? Presidente Lula, eu sou seu vice-líder, mas eu sou bocudo mesmo. Presidente, por que o senhor não arruma um lugar para reunir com eles?”, indagou.