Sputnik Brasil – A Rússia está pronta para enviar uma delegação de alto escalão a Minsk para negociações com a Ucrânia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta sexta-feira (25).
Vladimir Zelensky anunciou no início do dia de hoje (25) sua prontidão para discutir o status neutro da Ucrânia. Peskov observou que, inicialmente, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o objetivo da operação era ajudar a RPL e a RPD, inclusive por meio da desmilitarização e desnazificação da Ucrânia, que, de fato, é um componente integrante do status neutro.
“Neste contexto, em resposta à proposta de Zelensky, Vladimir Putin está pronto para enviar uma delegação russa a Minsk no nível de representantes do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e da administração presidencial para negociações com a delegação ucraniana”, disse Peskov.
Ainda diante das tratativas, o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, disse a Putin, que seu país está pronto para garantir negociações seguras entre a Rússia e a Ucrânia em Minsk, afirmou Peskov.
“O presidente russo Vladimir Putin conversou hoje [25] por telefone com o presidente belarusso Aleksandr Lukashenko, que, por sua vez, assegurou que está pronto para criar todas as condições necessárias para a chegada das delegações, garantindo a segurança e integridade delas e mantendo o acima mencionado [negociações russo-ucranianas]”, disse o porta-voz presidencial russo.