Companhia é responsável por 80% de todos os testes prévios realizados

nos aeroportos de Brasília, Salvador e Florianópolis

Quase 5 mil passageiros da LATAM já testaram tecnologia que começa a ser implantada regularmente nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont

Companhia é também a única do Brasil a oferecer leitura por QR Code para cliente se cadastrar e ativar a sua biometria facial mais rapidamente por meio de uma “selfie”

São Paulo, 9 de agosto de 2022 – A LATAM é a empresa aérea que mais testou reconhecimento facial biométrico em embarques no Brasil. Ao todo, quase 5 mil passageiros da companhia já testaram a tecnologia que começa a ser implantada regularmente hoje (9/8) nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Na prática, a LATAM é responsável por 80% de todos os testes prévios realizados anteriormente nos aeroportos de Brasília, Salvador e Florianópolis desde outubro de 2020.

Como destaca o diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, Derick Barboza, “a LATAM é a companhia que mais testou a biometria no Brasil para tornar as viagens aéreas cada vez mais simples e rápidas. Esse é o nosso foco. Por isso, já contamos com tecnologias como o check-in automático, o self bag drop e notificações personalizadas por WhatsApp. O embarque por biometria é mais uma novidade para facilitar a vida do cliente”.

O projeto inovador nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, denominado “Embarque + Seguro”, foi viabilizado em parceria com o Ministério da Infraestrutura, o Serpro (empresa desenvolvedora da solução tecnológica) e a Infraero (operadora dos dois aeroportos), possibilitando aos passageiros o embarque de forma ágil, prática e segura, conforme o próprio nome sugere. Além disso, o serviço dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque pelos passageiros. É importante destacar que o uso de todas essas informações está alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em que o processo de identificação atende às necessidades de segurança pública e defesa nacional.

LATAM É ÚNICA A USAR QR CODE PARA O CADASTRO BIOMÉTRICO

Outra vantagem da LATAM nos embarques biométricos em Congonhas ou no Santos Dumont é que a empresa é a única a utilizar pontos com leitura de QR Code em ambos aeroportos para o cliente efetivar o próprio cadastro e ativar sua biometria facial mais rapidamente, por meio de uma “selfie”. Tudo isso em poucos minutos e dispensando a necessidade de acessar aplicativos. Caso o passageiro encontre dificuldades ou tenha dúvidas sobre o processo, terá todo o suporte dos funcionários da companhia em ambos aeroportos.

COMO FUNCIONA O EMBARQUE POR BIOMETRIA

No aeroporto, a biometria facial será usada em duas etapas: primeiro, no acesso à sala de embarque; depois, no acesso à aeronave. Na entrada da sala de embarque, totens farão a leitura biométrica da face, consultando a base do governo e verificando o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorrerá no portão de embarque, no momento de ingresso na aeronave.

Com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 8 segundos para 6 segundos por passageiro (tempo médio). Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 25%. Os viajantes poderão optar entre o sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.

VISTORIA EM CONGONHAS

Nesta terça-feira (9), autoridades do Governo Federal e representantes de todas as partes envolvidas no projeto “Embarque + Seguro”, assim como executivos da LATAM Brasil, estiveram em Congonhas durante vistoria para acompanhamento da implantação definitiva do sistema biométrico, que acontece simultaneamente no Aeroporto Santos Dumont.

Sobre a LATAM

LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.

O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 14 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.

Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.