Um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (SESA) e a Clínica Atlântico Pró Saúde possibilitou o início de um mutirão de cirurgias oftalmológicas no município. Os primeiros 11 pacientes já estão agendados para realizar procedimentos de facoemulsificação (catarata), de fotocoagulação (laser de retina) e de capsulotomia (limpeza de lente), neste sábado (30), a partir das 7h, na unidade conveniada.

O novo acordo da Secretaria de Saúde reforça a campanha Abril Marrom, que conscientiza a população sobre a prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira. Ao longo deste ano, a meta da SESA é realizar cerca de 450 cirurgias oftalmológicas, com total suporte aos pacientes. Interessados em fazer parte do mutirão devem procurar o Hospital Municipal Dia Jorge Novis, na Itinga, para orientações sobre o cronograma.

O público alvo são os pacientes diabéticos, acima de 60 anos, já com diagnósticos e exames comprobatórios da necessidade de realização de cirurgias e ou procedimentos oftalmológicos. Para a cirurgia de catarata é necessário ter o exame ECG e de laboratório de hemograma, glicemia e coagulograma, além da solicitação de procedimento. Limpeza de retina e de lente é preciso apenas solicitar o procedimento.

O secretário da SESA, Augusto Cesar Pereira, destaca o convênio como mais um avanço na saúde do município. “Há uma demanda represada para a realização desses procedimentos oftalmológicos, então fomos buscar recursos com o Ministério da Saúde para atender essa demanda da população. Assim que o recurso chegou, fechamos a prestação do serviço com a Clínica Atlântico Pró Saúde, que já era contratualizada pela gestão”, afirmou.

Referência Jorge Novis

O serviço de oftalmologia no Hospital Municipal Dia Jorge Novis foi ampliado. A unidade que atendia com três profissionais passou a contar com cinco oftalmologistas, com disponibilidade de consultas de segunda a quinta-feira, via Central de Regulação. Somente de janeiro a abril deste ano, o Jorge Novis realizou 1.460 atendimentos oftalmológicos, mais de 70% de todo o atendimento realizado em 2021, que foi de 2.105 atendimentos.