Foto: Rafael Cruz

O vice-governador e presidente do partido Progressista (PP), João Leão, palestrou no Seminário Município em Foco – Um caminho de Oportunidades, para prefeitos e secretários municipais de cidades do interior da Bahia, nesta segunda-feira (08), no Auditório do Senai-Cimatec, em Salvador. Respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no combate a proliferação do coronavírus, 23 prefeitos estiveram presentes na palestra, que contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias e Comércio do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, e outros 141 gestores, entre prefeitos e secretários municipais, assistiram no formato virtual.

Leão ressaltou a importância das parcerias em gestões tecnicamente capacitadas, para gerir pastas estratégicas que promovem desenvolvimento humano nos municípios: “Nosso objetivo é construir uma parceria com o Senai CIMATEC para levarmos seus cursos profissionalizantes para todos os municípios da Bahia. Nosso intuito é aproveitar toda capacidade técnica deste centro de tecnologia para desenvolver parcerias para aperfeiçoar a gestão pública, promovermos gestão, modelo de desenvolvimento e capacitar mão de obra local, com o único objetivo de melhorar a vida das pessoas”.

Foto: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB

O seminário teve como objetivo apresentar os serviços do SENAI/SESI/IEL para o desenvolvimento de qualificação e iniciação e aperfeiçoamento profissional na gestão pública no tocante à geração de emprego e renda e apresentar aos municípios participantes as fontes de recursos que podem concretizar os serviços ofertados pelo SENAI/SESI/IEL.

Para o presidente da FIEB, Ricardo Alban, a gestão pública precisa, cada vez mais, se inovar. “O que estamos fazendo agora, de forma mais abrangente junto aos prefeitos, é buscar respostas e ações imediatas para mitigar nosso problema na economia, nosso problema na falta de mão de obra profissional e de requalificação. Nada melhor do que incorporar inovação dentro dos projetos de governo. Por isso estamos apresentando este seminário aos novos prefeitos que, em alguns casos, não conseguem por falta de conhecimento técnico, ter acesso às oportunidades de recursos que já existem disponíveis para que eles possam cuidar um pouco mais da população de cada município”, diz.

“Percebemos que os municípios precisam levar capacitação técnica para os jovens e para o povo dos territórios, pois infelizmente temos uma deficiência muito grande em qualificação. precisamos aprender a qualificar, a trazer tecnologia para os nossos municípios, principalmente do interior, pois vivemos um momento difícil. Agradeço ao Senai por realizar este evento que trouxe muita informação e vamos levar isso para os consórcios e, com fé em Deus, como presidente da UPB, irei trabalhar para promover essas parcerias em todas as cidades da Bahia”, afirma o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP).