Por Redação – Foto Divulgação

No Dia Mundial da Água, comemorado hoje, dia 22 de março, é essencial refletirmos sobre a importância desse recurso vital em nossas vidas e sua interligação com a preservação dos rios, incluindo o emblemático Rio São Francisco. Conhecido como “Velho Chico”, o rio desempenha um papel crucial no abastecimento de água, na agricultura e na economia de várias regiões do Brasil.

Com o intuito de promover a preservação e o desenvolvimento dos rios navegáveis do país, o deputado federal João Leão (PP), apresentou no último ano o Projeto de Lei Complementar para criação do Batalhão Hidroviário do Exército. Esses grupamentos, inspirados no modelo bem-sucedido adotado pelo governo dos Estados Unidos, terão a responsabilidade de estruturar, manter e preservar os rios, com foco inicialmente no trecho do Rio São Francisco, especialmente na região da Bahia.

Leão relembrou que o objetivo do projeto é transformar o Rio São Francisco em um dos principais eixos navegáveis do mundo, promovendo o desenvolvimento regional e a preservação ambiental. Com planos de atuação que abrangem desde Bom Jesus da Lapa até Pirapora, Minas Gerais, a iniciativa visa a colocar o Brasil em destaque ao lado de importantes rios internacionais, como o Rio Amarelo na China e o Rio Mississippi nos Estados Unidos.

“O Projeto de Lei Complementar representa um passo significativo na proteção e valorização dos recursos hídricos do país, demonstrando o comprometimento da Bahia e do Brasil em garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Juntos, podemos fazer a diferença na conservação do Rio São Francisco e de nossos recursos naturais”, disse Leão.