O som da sanfona e da zabumba está de volta e o interior da Bahia é o destino preferido de quem quer matar a saudade do São João. No coração da Chapada DiamantinaLençóis registra ocupação de hotéis e pousadas acima de 90% para os festejos juninos deste ano.

A prefeitura do município organizou extensa programação que começou com a com a trezena de Santo Antônio, um dos principais costumes religiosos do mês de junho e segue até o dia 26 com shows de artistas locais e regionais no Teatro Arena, no Centro da Cidade, em frente ao Coreto. Desde segunda-feira (20/06), as apresentações somam mais de oito horas de música por noite, com nomes como Adelmário Coelho, Flávio José, Dorgival Dantas, Chambinho do Acordeon, Zelito Miranda, Flor Serena e Estakazero.

Durante o dia, antes de dançar o xote, o xaxado e o baião, Lençóis tem uma diversidade de atrações turísticas. Cachoeiras, rios e grutas em trilhas ecológicas de gigantesca beleza natural, além de um riquíssimo conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), herança da época em que a região foi a maior produtora mundial de diamantes e a terceira cidade mais importante da Bahia, na segunda metade do século XIX.

Outra atração especial foi montada na praça, especialmente para o São João. Um pequeno alambique, da Cachaça Passagem dos Bois, produzida em Lençóis há 20 anos, mostra o passo a passo do processo de fabricação: moagem, fermentação e destilação da bebida. Depois de pronta, vale apreciar o sabor da cachaça artesanal.

A cidade abriga um grande número de hotéis e pousadas, com preços para todos os bolsos, para ninguém ficar de fora. “Lençóis possui hoje uma grande infraestrutura para hospedar do estudante ao turista mais exigente, sem contar com a variedade e qualidade dos nossos restaurantes, com culinária de várias partes do mundo”, afirma secretária de Turismo e Cultura do município, Laura Garcia.

A expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 100% no final de semana do São João e que mais de 100 mil pessoas circulem pela cidade durante todo o período junino. “Preparamos uma festa para oferecer conforto, qualidade e tranquilidade”, explica a prefeita Vanessa Senna.

Confira a Programação na Praça

20/06 –  Adelmário Coelho, Dorgival Dantas e Élison Moura

21/06 –  Flávio José e Lara Amélia

22/06 –  Vitinho do Forró, Zelito Miranda e Pablo Marques

23/06 – Chambinho do Acordeon, Cheiro de Milho e Filomena Bagaceira

24/06 – Estakazero, Elisson Castro, Cangaia de Jegue

25/06 – Colher de Pau, Raimundinho do Acordeon, Rural Elétrica

26/06 – Bateia de Renda e Marquinhos Café