Foto: Ascom SDR

O primeiro episódio do ‘Rural Produtivo’ vai mostrar a importância da preservação dos licurizais e a grandiosidade do licuri e os seus derivados, além do manejo do caju. O programa estreia neste sábado (01), às 14h, na TVE,  semanalmente vai incentivar o consumo dos produtos da agricultura familiar e agroecológicos, e abordará ainda dados sobre colheita, manejo e meteorologia, clima e ecologia, políticas públicas de assistência técnica rural, iniciativas da agroecologia, cultura popular e receitas culinárias.

Conhecido popularmente por diversos nomes, o licuri é um fruto do licurizeiro, planta nativa da Caatinga que garante o sustento de muitas famílias do semiárido. 80% da produção nacional do coquinho sai da Bahia. O programa vai mostrar depoimentos de produtores e a tradição na colheita da atividade, que é fonte de renda para a agricultura familiar, na comunidade do Alto do Capim, em Quixabeira, Centro Norte do Estado.

Em Ribeira do Pombal, por meio do Projeto Bahia Produtiva, o Semiárido baiano recebeu investimentos para a cajucultura. Ainda neste programa, agricultores familiares falam dos impactos na produção, colheita, transporte e logística, que possibilitaram a expansão dos produtos no mercado nacional e no exterior.

A produção é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e será exibida também em horários alternativos, às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, e poderá ser assistido também pelo site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Programa ‘Rural Produtivo’

Estreia: sábado (01), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Assista: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

 

Fonte: Ascom SDR