Vitor Fernandes

O líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira teve seu nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, junto com mais 20 personalidades brasileiras, durante solenidade oficial na última quarta-feira (12) no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A inserção do líder no ‘livro de aço’ foi possível devido a um projeto (o PL 3700/2012) do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) que tramitava desde o começo deste ano, e foi sancionado por meio da Lei 13.598/12. O parlamentar petista defende e destaca a atuação de Teixeira no final da década de 50 como fundamental para a história da luta por terra no pais.

Image result for Líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira tem nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria

“Um feito histórico para os movimentos sociais e em especial para os que lutam pela reforma agrária. Em um período tão difícil que nós estamos enfrentando no país, do qual o governo eleito estabelece como inimigo número um o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Por isso, essa homenagem faz com o que nós possamos continuar lutando pela reforma agrária, defendendo os movimentos sociais para que a gente possa mudar a realidade deste país, democratizando o acesso à terra”, destaca Assunção.

Esse livro existe desde 7 de setembro de 1989 e tem valor simbólico na preservação da memória nacional. Registra nomes como os de Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Santos Dumont, Machado de Assis, Zuzu Angel e o político Leonel Brizola, por exemplo. Agora, o deputado baiano aguarda a aprovação do Senado de outro projeto seu, que pode inserir o nome de Dandara dos Palmares no mesmo livro. “Será uma vitória do Movimento Negro, em especial as mulheres negras, quando o Senado aprovar a inclusão do nome de Dandara. O PLC 119/2018, também de autoria do nosso mandato, saiu da Câmara com unanimidade de aprovação e esperamos que o Senado possa concluir este processo o mais rápido possível”, salienta Valmir.

Image result for Líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira tem nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria

João Pedro Teixeira

Teixeira foi um líder camponês, ativo defensor do trabalhador rural no final dos anos 50 e fundou a Federação das Ligas Camponesas da Paraíba. Sua casa era frequentemente alvo de disparos de armas de fogo e vivia sob constantes ameaças dos latifundiários. Em 1962, foi assassinado com três tiros numa emboscada por enfrentar os interesses dos grandes proprietários rurais. Nordestino e negro, João Pedro é considerado um mártir da luta camponesa, um grande lutador contra o latifúndio e pela organização dos trabalhadores do campo. As Ligas Camponesas fazem parte da memória histórica de quem faz a luta pela terra.