Um líder iraquiano garante que os grupos de resistência continuarão lutando até que recuperem a paz nacional e avisa que os Estados Unidos não estão mais protegendo nenhum cessar-fogo.

O líder do grupo Asaib Ahl al-Haq – que faz parte das Unidades de Mobilização Popular do Iraque (Al-Hashad Al-Shabi) – Qais al-Jazali, garantiu nesta quinta-feira, em entrevista à rede local Al Iraqiya , que As forças da Resistência iraquiana continuarão a lutar para garantir a estabilidade do país e só deporão as armas quando o Iraque não estiver mais em perigo.

Al-Jazali denunciou mais uma vez a presença de forças dos EUA em solo iraquiano e alertou Washington de que o cessar-fogo condicional anunciado pela Resistência iraquiana em outubro passado acabou, concordando em cessar os ataques contra as forças dos EUA estacionadas no Iraque.

No entanto, continuou Al-Jazali, a oportunidade dada aos EUA de retirar suas tropas do Iraque já foi cancelada, pois as duas condições necessárias no acordo não foram atendidas: o domínio do Iraque sobre seu espaço aéreo e o estabelecimento de um cronograma de saída das tropas norte-americanas.

Como frisou o líder iraquiano, a presença militar dos EUA no Iraque não é legal, pois não tem a aprovação do Parlamento, que é necessária, de acordo com a Constituição do país.

Além disso, após denunciar os ataques dos EUA contra os combatentes Al-Hashad Al-Shabi, ele enfatizou que os crimes cometidos pelos militares dos EUA devem ser processados ​​de acordo com a lei iraquiana.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) anunciou na terça-feira uma redução significativa  das tropas americanas no Afeganistão e no Iraque, para 2.500 militares  em cada país.

Especificamente, no caso do Iraque, Washington planeja retirar 500 de seus 3.000 soldados, cuja saída constitui uma demanda nacional no Iraque, especialmente após o assassinato pelos EUA do comandante da Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã, Tenente General Qasem Soleimani, juntamente com o vice-comandante do Al-Hashad Al-Shabi, Abu Mahdi al-Muhandis, e outros militares.

Grupos de resistência e várias figuras iraquianas rejeitaram a decisão de Washington de reduzir o número de suas tropas no Iraque e exigiram sua retirada total do país árabe.

 

Fonte: HISPANTV