Por Redação – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), condenou os atos racistas dos torcedores espanhóis contra o jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid. A parlamentar discursou na Subcomissão Especial da Modernização do Futebol da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 23, em Brasília.
“Eu que sou de uma região de maioria negra, na minha região no recôncavo baiano, mais de 80 porcento da população é negra. A cidade onde eu nasci tem mais ou menos essa média, tenho na minha família negros, mestiços e brancos. É inaceitável! É odioso que nós tenhamos que conviver com esse grau de racismo. Que nós possamos ainda no século 21 estar convivendo com essas manifestações. Aquilo que nós considerávamos que era uma referência para as crianças, um atleta negro chegar onde Pelé chegou, o maior atleta do século 20. Chegar a ter um Vini na nossa seleção, que protagonizou um dos gols mais bonitos de toda a Copa, e ver a humilhação que tentam impor a ele para impedir que ele seja essa referência”, comentou a deputada.
O jogador Vinicius Jr foi mais uma vez vítima de cânticos racistas por parte de torcedores espanhóis. O atleta brasileiro foi chamado de macaco por parte da torcida do time do Valencia em jogo disputado pelo campeonato espanhol neste domingo, 21.
“O que as crianças que estão num estádio vendo seus pais, mães e parentes gritando uma palavra de ordem racista dessa vão ser no futuro? Nós precisamos impedir a continuidade disso. Então acho que o Brasil, no entanto, tem se manifestado. Tanto governo quanto o povo. Se nós formos olhar as redes sociais deste fim de semana vamos ver uma grande aderência e aplauso a Vini. Parabenizar mais uma vez o deputado Bandeira de Mello que leu e tomou a iniciativa de fazer essa nota e dizer que essa nota deve ser enviada à FIFA, a embaixada da Espanha, deve ser dado conhecimento ao governo espanhol de que o povo brasileiro não continuará aceitando esse tipo de manifestação”, afirmou a deputada Lídice da Mata.