Canções para crianças que estão internadas no hospital, em uma live musical especialmente feita para os pacientes, no Dia Internacional da Música (1/10). Este será o evento de abertura do Mês das Crianças do Martagão Gesteira, com o maestro Luciano Calazans e a cantora Tais Nader. A ação, batizada de “Vozes da Vida” e feita em parceria  com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer -Bahia (Gacc-BA), será transmitida pelo YouTube do Martagão.

A abertura do mês, em formato de live, é decorrente das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. As crianças das duas instituições parceiras assistirão a live, por meio de tablets, celulares e TVs. Mas o evento é aberto ao público.

O Mês das Crianças do Martagão é um período em que a instituição utiliza para reforçar a necessidade do apoio dos baianos para a importância da causa da Saúde da Criança. Neste mês, será lançada uma campanha voltada para a importância de fazer parte dessa rede solidária e realizar doações.

“O Mês das Crianças já se tornou um dos principais eventos do calendário do Hospital. É um momento em que a gente intensifica as ações e os baianos, em resposta, nos apoiam. Infelizmente, por causa da pandemia, não serão permitidas as tradicionais visitas e os passeios recreativos, mas isto não impede que cada um possa se somar a esta causa humanitária que é a Saúde da Criança”, ressalta o presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo.

Ao invés de levar os presentes até o hospital, acrescenta Melo, é possível realizar doações virtuais para a entidade. Por ano, mais de 80 mil crianças são atendidas, em 26 especialidades. Mais de 500 mil atendimentos são realizados. Para ajudar o Martagão, doações podem ser feitas por meio do site da instituição (http://martagaogesteira.org.br/doe-agora).

Música – O maestro Luciano Calazans conta que, além do Mês das Crianças, a live celebra também o Dia Internacional da Música (1º de outubro). Em pesquisas próprias, ele identificou a data e constatou que ela é pouco comemorada no país. Para ele, se trata de uma “feliz coincidência” a live ser realizada no dia 1º, justamente na data em que se celebra a Música e o fato de o Martagão iniciar o Mês das Crianças na mesma ocasião. “Descobrir essa data me chamou a atenção. Fiquei muito feliz com essa descoberta e gostaria de comemorar esse dia, tocando para as crianças do Martagão e do Gacc. É uma coincidência bonita tudo acontecer no dia 1º”, frisa.

É a terceira edição dessa ação musical que Calazans, parceiro do Hospital em muitos outros eventos, realiza. Ele foi o responsável pelos arranjos das músicas que a cantora Ivete Sangalo apresentou no show em prol do Martagão.

Para a live, ele conta que preparou um “repertório edificante”. “Nesses tempos tortuosos em que vivemos, escolhemos um repertório que exalta ainda mais a vida”, acrescenta. O nome dado à live é o mesmo de um projeto futuro de um coral que Calazans pretende implementar com pacientes de diferentes idades e que sobreviveram ao câncer.

A cantora Tais Nader, que lançou recentemente o single “Coiso amor”, destaca a importância dos trabalhos realizados pelas duas instituições. “Queremos reafirmar a este público que continuamos preocupados com eles também. E, através da música, também homenagear o trabalho realizado pelo Martagão e pelo Gacc, e todos os profissionais envolvidos. A vida não pode parar e estas pessoas estão muito atentas a isso. Dedicaremos o show aos pacientes e também aos profissionais”, diz.

Calazans e Tais serão acompanhados por: Kiko Souza, no sax, Bruno Michel, na guitarra, e Vitor Brasil, na bateria. A live é apoiada pela ITS Brasil, empresa de telecomunicação que cedeu a internet para a transmissão; Tony Ávila Produções Audiovisuais, responsável pela filmagem e a Luzom Eventos, à frente dos equipamentos sonoros.