Luís Pimentel promove em Salvador lançamento do livro “Ainda tem sol em Ipanema”

Obra também será lançada no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana 

No próximo dia 30 de agosto (terça-feira), às 19h, o escritor e jornalista Luís Pimentel lançará em Salvador, o livro Ainda tem sol em Ipanema, no Figueira da Villa – La Parrilla (Rua do Timbó, 302, Caminho das Árvores).  O livro é vencedor do Prêmio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2021, da Câmara Municipal de Sintra – Portugal. Segundo o autor, detentor de diversos prêmios nacionais, o volume traz 30 contos gerados nas memórias de infância e juventude, no clamor dos dias, paridos no horror da pandemia e acalentados no calor da esperança.

Em texto de orelha, o escritor Dênisson Padilha Filho destaca que “Ainda tem sol em Ipanema” é um livro premiado em terra portuguesa e agora chega aos leitores brasileiros, em uma edição primorosa. “Um livro que celebra o conto em seu estado de excelência, e um escritor talentoso e obstinado, senhor da matéria, um mestre”, avalia Filho.

FLIFS 2022 – Além do lançamento em Salvador, Luís Pimentel participa da FEIRA DO LIVROFestival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), e no dia 1º de setembro, às 18h, também lançará o livro em Feira de Santana, na FLIFS. Ainda no dia 1º e 2 de setembro, das 14h às 17h, ministra a “Oficina de Criação Literária: prosa, poesia, literatura infanto-juvenil e texto de humor”, na Biblioteca Monteiro Lobato – Praça Monsenhor Renato Galvão, em Feira de Santana/BA, dentro da programação da FLIFS 2022. 15ª edição da FLIFS será realizada no período de 30 de agosto a 04 de setembro de 2022, na Praça Padre Ovídio, na Princesa do Sertão.

Luís Pimentel – É jornalista e escritor, nasceu no sertão baiano e mora há muitos anos no Rio de Janeiro. É carioca por adoção, tendo trabalhado em diversas redações de jornais e revistas do Rio de Janeiro. Autor de mais de 50 livros publicados, entre obras infanto-juvenis, de contos, de poesia, de textos de humor e sobre fatos e personagens da música brasileira, como “As miudezas da velha”, Prêmio Jorge de Lima, 1990, “O calcanhar da memória”, 2004, e “Grande homem mais ou menos”, Prêmio Cruz e Sousa. Outros livros do autor: “Alguém vai ter que pagar por isso”, 2020; “Aquela Música”, 2016; “Todas as cores do mar”, 2007; “Luiz Gonzaga”, 2007; “Um cometa cravado em tuas coxas”, 2007; “Contos para ler ouvindo música”, 2005; “Wilson Batista”; “Entre sem bater: O humor na imprensa brasileira: do Barão de Itararé ao Pasquim 21” e “Piadas para sacanear corintiano: Para alegria de palmeirense”.

SERVIÇO: 

O quê: Lançamento do livro Ainda tem sol em Ipanema (Ed. Faria e Silva. Páginas 150).

Onde: Restaurante Figueira da Villa – La Parrilla (Rua do Timbó, 302, Caminho das Árvores – Salvador /BA).

Quando: Dia 30 de agosto de 2022 (terça-feira), às 19h.

Editora Faria e Silva (www.fariaesilva.com.br). (Páginas 150).

 

TRECHO DA OBRA

Do alto do morro, ele vislumbra o céu magenta e crepuscular que se contempla com maior nitidez da beirada praia, e pergunta:
– Você acha que ainda vale a pena?
– Claro que sim – ela responde.
– E os mortos? São muitos mortos, Clarinha.
– Morrer ainda é aqui, na vida, no sol, no ar. Ainda pode haver dor ou vontade de mijar.
– Que maluquice é essa?
– Não é maluquice, bobo. É Gilberto Gil. Depois eu canto a música para você.
E jogando documento e chaves na bolsa de pano:
– Vamos nessa, Serginho. Ainda tem sol em Ipanema.