Em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (25), Jair Bolsonaro mentiu aos brasileiros ao atribuir a alta dos combustíveis no Brasil a refinarias que não teriam sido concluídas durante governos petistas.

Além disso, o chefe do governo federal também insultou o ex-presidente Lula, chamando-o de “ladrão”. Lula tem tido sucessivas vitórias na Justiça e teve suas condenações na Lava Jato anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou o ex-juiz Sergio Moro parcial para conduzir os casos envolvendo o ex-presidente.

Em relação aos combustíveis, Bolsonaro omitiu o verdadeiro motivo para a alta dos preços: Preço de Paridade de Importação (PPI). O PPI foi implantado na Petrobrás durante o governo Michel Temer, após o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, e mantido por Bolsonaro. Em alguns postos pelo Brasil, o litro da gasolina já é vendido por mais de R$ 8.

O que a política de preços faz é atrelar o custo do combustível no Brasil ao mercado internacional, puxando os valores para o alto. Assim, a Petrobrás lucra cada vez mais e repassa valores elevados a seus acionistas.

Fonte: Brasil 247