Por Redação – Foto Foto Ricardo Stuckert/PR

 

Três diferentes pesquisas divulgadas nesta semana revelaram uma queda na popularidade da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a pesquisa Ipec, divulgada nesta sexta-feira (8), o número de brasileiros que consideram a gestão de Lula ótima ou boa caiu cinco pontos percentuais nos últimos três meses. Em dezembro, 38% dos entrevistados avaliavam o trabalho do governo como ótimo ou bom, enquanto em março esse índice caiu para 33%. Por outro lado, a avaliação negativa da gestão, classificada como ruim ou péssima, aumentou de 30% para 32% no mesmo período.

A pesquisa Ipec ouviu 2.000 pessoas entre os dias 1º e 5 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Já a pesquisa AtlasIntel, realizada entre os dias 2 e 5 de março, mostrou que 38% dos entrevistados consideravam a atual gestão como “boa” ou “ótima”, uma queda em relação aos 42% registrados em janeiro passado. Enquanto isso, a avaliação negativa do governo, classificada como “ruim” ou “péssima”, aumentou de 39% para 41% no mesmo período. A pesquisa ouviu 3.154 pessoas, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Outra pesquisa da Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (6), apontou que a avaliação geral do governo Lula é negativa para 34% dos entrevistados, um aumento em relação aos 29% registrados em dezembro. Enquanto isso, a avaliação positiva do governo caiu de 36% para 35% no mesmo período. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Outro ponto observado por Paulo é o impopularidade do presidente do Brasil. O cientista político lembra do baixo percentual de diferença da vitória de Lula para Bolsonaro e vê reflexos dessa diferença nas atuais pesquisas.

“O que precisa entender é que o presidente Lula já foi eleito com uma margem muito pequena de diferença, 0.9%. Existe sim uma rejeição, é esperada, porque você pega aquele percentual, aquele bloco de indecisos e eles queriam uma coisa mais imediata. As pessoas que tendem mais ao centro estão de fato negando o governo. Isso pode atrapalhar sim nas eleições municipais a figura do presidente. Mas eu também não acredito muito”, concluiu Paulo.

Paulo Maneira é autor do e-book Campanha Planejada, que está na sua segunda edição. Ele também apresenta os podcasts Liga da Política e Conjuntura Atual.