Por Confraria do NB – Foto Reprodução web

Malvada, nada favorita, Acelen

“Trocada por joias” entre Bolsonaro e os árabes, a refinaria Acelen arrombou o bolso dos baianos nesta semana com mais um estrondoso reajuste dos combustíveis. Na capital e região metropolitana a gasolina comum bateu mais de R$ 6,50 em alguns postos de combustível. A desculpa para lá de esfarrapada da Acelen é que a dona da refinaria “possui uma política de preços transparente” (kkkkkkkkkkkkk), “amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado”. Vale lembrar que a Petrobras abandonou a política baseada no preço de paridade de importação (PPI). Enquanto os árabes “pagaram” Bolsonaro com joias, dão uma banana para Petrobras e um foda-se para os baianos e baianas.

Estranha exoneração

Não caiu bem no cenário da política baiana as exonerações de Luciana Mandelli, da diretoria do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e Piti Canella, da direção Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A coisa ficou ainda mais esquisita quando no Diário Oficial do Estado (DOE) tinha a seguinte justificativa (a pedido). Quando a pessoa pede pra ser desligada do cargo. Em entrevista à rádio Metrópole Fm, Piti desmentiu o fato e afirmou que foi exonerada. Os burburinhos indicam para um atrito direto com o secretário estadual de cultura, Bruno Monteiro. Que seja. Faz parte. Samba das cadeiras em cargos políticos é também super natural. E tudo continuaria na mais “tranquila” harmonia entre os companheiros e companheiras se ao menos tivessem decência de falar a verdade. Porque inventar no DOE que a pessoa pediu pra sair e depois vim pra imprensa dizer que foi “necessidade de adaptar a equipe”, é sacanagem com quem tem tanto tempo de militância com o partido e com a causa cultural.

Tem que ser Ana Paula

Mais uma vez o nome da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), balança no posto de vice na chapa com Bruno Reis nas eleições municipais que estão por vir. Dessa vez o deputado federal Léo Prates revelou que ACM Neto pediu em 2022 para que ele [Léo] não desista da possibilidade de ser vice de Bruno nas eleições deste ano. Por méritos demonstrados ao longo dos últimos anos tanto como vice-prefeita e como secretária de Saúde, o posto deve continuar com Ana Paula. Mas políticas têm dessas coisas. O discurso de representatividade não encontra respaldo na prática. Não acreditamos também que o deputado federal Léo Prates aplique essa “rasteira” em Ana Paula. Mas ficou “esquisito” trazer a tona um assunto desse justo agora. É isso, política tem dessas coisas.

Enfim, Quitéria voltou?

No dia 10 de abril, Maria Quitéria divulgou em seu perfil no Instagram, que está filiada ao partido Solidariedade. Na legenda Quitéria escreveu “juntos, vamos lutar por uma Cardeal da Silva mais justa, solidária e próspera”. Será que dessa vez vai? Quitéria já foi prefeita da cidade em 2009 e 2015. Foi a primeira mulher presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Depois assumiu a Fundação Luís Eduardo Magalhães, por onde teve uma atuação apagada. Agora retorna para disputar as eleições municipais novamente em Cardeal da Silva. Em 2018 abandonou o barco do PSB e ingressou no Avante para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. No apagar das luzes e desistiu da candidatura. Resta saber se os cacos já foram juntados e os apoios políticos novamente reestruturados. Boa sorte!

Que Brasil é esse?

Realmente, o que vale para o Brasil é futebol e festa. Brasileiro sabe se mobilizar para ficar dias numa fila, encarando sol e chuva madrugada adentro, para comprar ingressos para uma final de campeonato ou shows de grandes artistas. Passamos três meses ocupando o noticiário e gerando altos índices de engajamento nas redes sociais com o Big Brother Brasil. Surgiram 10 milhões de seguidores para Davi. Surgiu o Davi que nos representa. Será que vai nos representar mesmo? Agora que está consagrado campeão e, milionário. Vamos ver e, torcemos por essa representatividade. Foi pela imprensa que Mani Rego ficou sabendo que Davi não era mais seu companheiro e por tanto não iria cumprir com a promessa de casar na Igreja do Bonfim. Lamentável! Extremamente lamentável esse comportamento com uma pessoa que lhe ajudou quando ele não tinha nada. Davi foi vítima de racismo no BBB. Davi voltou para realidade. Vamos ver como irá representar a luta contra o racismo. Neste momento, só sinto vergonha pela situação da Mani. 

Super Mani Rego

Agora ex-companheira de Davi, Mani Rego fez um forte desabafo em sua conta no Instagram. Lá ela relata que ficou sabendo do fim do relacionamento com o campeão do BBB24 pela imprensa. Mani, você é forte. Foi mãe aos 16 anos. Venceu até aqui e continuará vencendo. Que a justiça financeira seja feita. Você acreditou em Davi. Você deu oportunidades para ele. A sua história ao lado dele, deu muitos fãs e votos para Davi. Este prêmio milionário também é seu. Que a justiça seja feita. Apesar de que temos fortes descrença com nosso judiciário. Seria mais fácil se você tivesse um Porsche. Mas temos esperança que você encontre um juiz federal tipo Kleiton Alves Ferreira. Figura doce e simpática com as pessoas e o mais importante, garantidor de que a lei é para todos(as).

Vitória prejudicado?

Não deu certo a passagem do jogador Luan pelo Barradão. Com a camisa rubro negra da Bahia, Luan jogou seis partidas. Sendo três pelo Campeonato Baiano e três pela Copa do Nordeste. Sem balançar as redes e apresentar o bom futebol, o atleta num acordo amigável com a diretoria do clube, encerrou seu contrato. Especula-se que Luan está a caminho do Mirassol de São Paulo. Vá lá e boa sorte. Por aqui foi bem melhor para o Vitória se livrar desse contrato. Infelizmente Luan não tem interesse pessoal em voltar a ser pelo menos 50% do jogador que foi quando se tornou o “rei das américas”. Continuo achando que craque ele nunca foi. Sim, apenas um bom jogador. Parabéns diretoria que agiu rápido. As oportunidades foram dadas e mais uma vez Luan desperdiçou. Já o Vitória está bem abraçadinho com a nova oportunidade que lhe foi dada de retornar a elite do futebol. Acreditamos que terá um bom ano no Brasileirão. 

Enquanto isso nos “Porscher” do Congresso

Charge de Bruno Struzani – Instagram desenholadino