Por Redação - Fotos Reprodução

Vice-presidente eleito também anunciou mais 3 baianos no grupo 

Baianos integram a nova equipe de transição anunciada pelo vice-presidente eleito e coordenador-geral do Gabinete de Transição, Geraldo Alckmin (PSB). A cantora e compositora Margarethe Menezes e Juca Feira farão parte da equipe de cultura. Paulo Gabriel Nacif ira compor a equipe de Educação e Marcus Cavalcanti, estará na equipe de infraestrutura. Pasta que ele atualmente ocupa no governo do estado da Bahia.

Os 61 novos nomes que vão integrar as equipes de transição para o futuro governo, foram anunciados nesta segunda-feira,14, em São Paulo. Eles vão fazer parte de seis grupos temáticos: Educação, Esporte, Infraestrutura, Juventudes, Cidades e Cultura. Foram anunciados também integrantes do subgrupo Infância, dentro do grupo Direitos Humanos.

“Como artista, baiana, nordestina e pessoa que trabalha nesse contexto cultural há mais de 30 anos sei da importância de se ter uma visão de pluralidade da cultura brasileira, que é tão ampla e maravilhosa. Sou uma artista afro urbana e trago isso comigo, apoiando essa transição que quer contemplar a todos”, disse a cantora.

Nascida em 1962, na Cidade Baixa, em Salvador, Margareth completou 60 anos em 2022. Nas seis décadas, ela colecionou 23 turnês internacionais, 15 álbuns e quatro indicações ao Grammy.

Cantora, compositora, atriz e empresária, ela soma 35 anos de carreira artística, é fundadora do movimento Afropop Brasileiro, embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e umas das personalidades negras mais influentes do mundo reconhecidas pela Mipad 100, da ONU, em 2021. Além da carreira artística, em 2008, Margareth criou uma Organização Não Governamental (ONG) chamada de Associação Fábrica Cultural, organização social que atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade.

Juca Ferreira é sociolo, nasceu na capital baiana. Foi secretário-executivo do Ministério da Cultura entre os anos de 2003 e 2008, e ministro da Cultura do Brasil de 2008 a 2011, e de 2015 a agosto de 2016. De 2013 a 2014. Foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no ano de 1968 e atuou na resistência contra a ditadura militar. O sociólogo também participou da criação de projetos voltados para crianças e adolescentes em situação de risco social, meio ambiente e religiões de matriz africana. Em 2011, coordenou pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, a realização do Ano Internacional dos Afrodescendentes.

 

O engenheiro mecânico Marcus Cavalcanti, nascido na capital baiana, é o atual secretário de Infraestrutura do governo da Bahia. Marcus também faz parte da equipe de transição do governador eleito, Jerônimo Rodrigues acumular as funções nas duas transições. Marcus Cavalcanti também foi superintendente de transportes entre os anos de 2011 e 2012, e coordenador da UCP / PREMAR do Banco Mundial, entre 2007 e 2008.

 

 

 

Paulo Nacif, nasceu em Coaraci, sul da Bahia, é Engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado em Solos pela Universidade Federal de Viçosa, Foi secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre os anos de 2015 e 2016. Entre 2006 e 2015 foi reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Paulo fez parte do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação (DIVERSIFICA) e desenvolveu estudos nas áreas de “Inclusão e Diversidade na Educação” e Meio Ambiente.

Confira a lista de nomes anunciados hoje:

Educação
Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
Alexandre Scheiner, ex-secretário municipal de Educação São Paulo; Binho Marques, ex-governador do Acre; Claudio Alex, presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA); Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Henrique Paim, ex-ministro da Educação; Macaé Evaristo, ex-secretária municipal de Belo Horizonte e secretária estadual de Educação de Minas Gerais, deputada estadual eleita; Maria Alice Neca Setúbal, presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setúbal; Paulo Gabriel, ex-reitor UFRBA e presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia; Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação; Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor Universidade Federal Paraná; Rosa Neide, ex-secretária de Educação do Mato Grosso e deputada federal; Teresa Leitão, professora, ex-deputada estadual e senadora eleita por Pernambuco; e Veveu Arruda, ex-prefeito Sobral do Ceará.

Esporte
Ana Moser, ex-atleta do voleibol e medalhista olímpica brasileira; Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara e ex-ministro Chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social; Isabel Salgado, ex-atleta, pioneira do volêi de praia; José Luiz Ferrarezi, ex-vereador por dois mandatos de São Bernardo do Campo e gestor na área de esporte; Marta Sobral, jogadora de basquete, medalha ouro de basquete nos jogos Pan-americanos de Havana;
Mizael Conrado, advogado e presidente do Comitê Paraolímpico e bicampeão paralímpico de futebol de cegos; Nádia Campeão, ex-vice-prefeita de São Paulo; Raí Souza Vieira Oliveira, jogador de futebol campeão brasileiro e pan-americano; e Verônica Silva Hipólito, atleta paralímpica.

Infraestrutura
Alexandre Silveira, senador por Minas Gerais; Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura de Pernambuco; Gabriel Galípolo, economista, ex-presidente do Banco Fator;
Maurício Muniz, ex-ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República; Miriam Belchior, ex-ministra de Planejamento e ex-presidente da Caixa Econômica Federal; Paulo Pimenta, deputado federal pelo Rio Grande do Sul; Vinicius Marques, ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); Fernanda Batista, secretária de Infraestrutura de Pernambuco; e Marcos Cavalcante, secretária de Infraestrutura da Bahia.

Juventude
Bruna Chaves Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); Gabriel Medeiros de Miranda, subsecretária de Juventude do Rio Grande do Norte; Jiberlândio Miranda Santana, presidente da União da Juventude Socialista do Espírito Santo; Kelly Santos Araújo, secretária geral de Juventude do PT; Marcos Barão, membro da Juventude do MDB e ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude; Nádia Beatriz Martins Garcia, secretária nacional de Juventude do PT; Nilson Florentino Junior, secretário nacional adjunto da Juventude do PT; Tiago Morbach, presidente nacional da União da Juventude Socialista; e Sabrina Santos, estudante da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro da União dos Moradores de Heliópolis.

Cidades
Ermínia Maricato, arquiteta, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP); Evanize Lopes Rodrigues, mestra em urbanismo e ex-chefe de gabinete de Programas Urbanos do Ministério das Cidades;
Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal e integrante do Consórcio Nordeste; Inês Magalhães, consultora para Políticas Públicas de Habitação e Desenvolvimento Urbano e ex-ministra das Cidades; Geraldo Magela, ex-deputado distrital, ex-deputado federal e ex-secretária de Habitação do Distrito Federal; Guilherme Boulos, deputado federal eleito por São Paulo; José de Felipe, ex-deputado federal e prefeito Diadema; Márcio França , ex-governador de São Paulo; Rodrigo Neves, ex-prefeito Niterói;
João Campos, ex-deputado federal e prefeito de Recife; e Nabil Bonduk, ex-deputado estadual e urbanista da USP.

Cultura
Áurea Carolina, deputada federal por Minas Gerais; Lucélia Santos, atriz; Margareth Menezes, cantora e embaixadora do filme Pantera Negra; Antonio Marinho, músico e poeta de Pernambuco; Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura; e Márcio Tavares, secretário nacional de Cultura do PT.

Subgrupo – Infância, dentro de Direitos Humanos
Ariel Castro Alves, advogado e membro do Instituto Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes; Maria Luiza Moura Oliveira, psicóloga, professora da Universidade Católica de Goiás, ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); Wellington Pereira da Silva, teólogo, pastor da Igreja Metodista, professor e ex-conselheiro do Conanda; e Isabela Henriques, advogada, presidente Comissão Criança e Adolescente OAB SP e diretora do Instituto Alana.