Os resíduos orgânicos resultado das podas e da manutenção das áreas verdes da cidade serão reaproveitados como adubo. A informação foi dada durante o Curso de Formação em Resíduos Sólidos: Destino e Reuso, realizado na manhã desta segunda-feira, 28, na Unamcs (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

Servidores do Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), tiveram a primeira aula teórica sobre o assunto. Através de atividade lúdica, com uso de fantoches e desenhos, eles ilustraram o dia a dia de trabalho e o conhecimento que já possuem sobre as questões socioambientais. “A partir daí será traçado o diagnóstico do que eles precisam melhorar dentro das suas atividades”, disse a pedagoga e educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Elisângela Lucena.

Eles terão encontros quinzenais. Durante o curso, foram orientados a separar o que é lixo (garrafas, sacos plásticos, copos, vidros, papelões, entre outros) do que é material orgânico (a exemplo de folhas e gramas). “Os resíduos orgânicos serão levados para o Parque da Cidade Frei Monteiro Sobrinho – onde está instalada a Unamacs – para passar pelo processo de compostagem e ser reaproveitado como adubo”, acrescentou Elisângela.

A atividade também foi ministrada pela bióloga e educadora ambiental, Érica Teles. O próximo curso, que será aberto à comunidade, vai ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro e terá como tema “Extensão em Ações Estratégicas em Educação Socioambiental”. As atividades vão ocorrer das 8h às 12h.