Por Redação – Foto Reprodução/Google Street View
Uma menina de apenas 11 anos foi vítima de racismo em uma escola onde estuda após ser comparada a um macaco. A mãe da jovem prestou um boletim de ocorrência em uma delegacia, após o fato, por intimidação sistemática (bullying) e preconceitos de raça ou de cor.
Segundo o Metrópoles, no registro policial, a mãe afirmou ter percebido uma queda no rendimento escolar e no interesse da filha pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano Ricardo, localizado na Zona Sul de São Paulo.
A menina teria reclamado, desde o começo do ano, sobre o comportamento de alguns colegas de classe, mas nunca quis dizer o que de fato acontecia.
Ainda segundo o documento, após uma semana em que a garota se mostrou muito triste, a mãe decidiu verificar o celular da filha. Foi quando ela viu mensagens enviadas por uma colega de classe. Na última quarta-feira (6), a mãe decidiu prestar queixa.
A colega de sala havia encaminhado a foto do rosto de um macaco e, na sequência, um áudio: “é macaco igualzinho você!”. Depois da descoberta, a menina revelou para a mãe que era xingada de “macaca” por ao menos mais três colegas de classe – todos com aproximadamente 11 anos de idade.
A filha chegou a reclamar dos ocorridos para os professores, mas nada foi feito, também conforme relato da mãe à Polícia. Ao chegar na unidade de ensino, no entanto, a mãe ouviu de um dos professores que a menina não era boa estudante e que não havia nenhuma reclamação, por parte da menina, de racismo ou bullying feito pelos colegas.