O doleiro Dario Messer, apontado como o “doleiro dos doleiros”, foi preso em São Paulo nesta quarta-feira (31), às 16h40, pela Polícia Federal do Rio. Ele foi levado à noite para o Aeroporto de Congonhas e deve ser transferido ainda nesta quarta para a sede carioca da PF.

Messer estava foragido desde maio de 2018, quando foi deflagrada a Operação Câmbio Desligo, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. A investigação descobriu que doleiros movimentaram US$ 1,6 bi em 52 países. Dario Messer era o principal alvo.

Essa é a primeira vez que Dario Messer é preso. O doleiro responde a inquéritos policiais desde o fim dos anos de 1980. Neste período, movimentou dinheiro de forma suspeita de políticos, empresários e criminosos.

De acordo com o Ministério Público Federal, Dario Messer, juntamente com os colaboradores Tony e Juca Bala, desenvolveu uma complexa rede de câmbio paralelo baseada inicialmente no Brasil e, posteriormente, no Uruguai. Essa complexa rede de doleiros foi utilizada pelo ex-governador Sérgio Cabral, através dos irmãos Renato e Marcelo Chebar, para enviar recursos ao exterior.

foto: divulgação PF