Por Redação – Foto Divulgação

O município de Riachão do Jacuípe recebe o 1º Festival de Cultura e Forró de Riachão a partir das 18h de sexta-feira (27). De acordo com a prefeitura, o evento pretende “ser do povo e para o povo”, com todas as programações oferecidas gratuitamente.

Logo após o pontapé inicial, às 14h do dia 27, estudantes da rede municipal de ensino, crianças, jovens, adultos e idosos já terão acesso às inúmeras oficinas e workshops voltados ao fortalecimento da cultura do Forró, da cultura nordestina, com ênfase no olhar do povo de Riachão do Jacuípe.

Dentre as atrações estão as aulas de sanfona que serão ministradas pelo sanfoneiro, cantor, compositor e ícone do forró pé de serra, Mestre Gennaro. Contemporâneo de Luiz Gonzaga, o artista começou a tocar o instrumento aos 12 anos. Mestre Gennaro integrou o “Trio Nordestino” na década de 1980, justamente no período em que o grupo acompanhou o “Rei do Baião” pelos palcos do país.

Já a “Kombi do Zé Livrório” terá a missão de levar música e literatura para a praça pública. O veículo é uma biblioteca itinerante e possui um palco móvel para realizar as apresentações. Defensor e propagador da cultura nordestina, Zé Livrório aproxima as crianças de suas raízes, valorizando as referências regionais com um repertório que passeia pelos principais ritmos da cultura que rege os nove estados do Nordeste.

E a programação também vai contar com a “Marinete do Forró”, o grupo artístico de mulheres que se inspiram na Festa de Reis Roubado, uma tradição ainda desconhecida por muitas crianças e jovens da nova geração. A turma sai pelas ruas levando a história de forma lúdica, fazendo a tradicional pergunta: São João já passou por aqui? No interior da Marinete tem a noiva e o sanfoneiro que toca para animar as passageiras. Em alguns pontos da cidade elas descem, fazem apresentações com cantigas de roda e danças tradicionais das festas juninas.

E o Festival de Forró de Riachão do Jacuípe ainda tem oficina de zabumba e dança, arrastão com Verlando/Flor Serena e a Rural Elétrica, feira de produtos regionais e muito mais. São dois dias de festas para todos os públicos, marcando o protagonismo do município na promoção da cultura nordestina na Bahia.