Por Redação – Foto Sven Hoppe/Getty Images

A gigante da informática Microsoft, confirmou que iria demitir cerca de 10 mil funcionários da empresa ligados a equipe do Hololens além de encerrar o projeto AltspaceVR com o objetivo de reestruturação, a empresa americana encerra seus investimentos também em realidade mista.

A AltspaceVR já anunciou em seu site oficial que será completamente encerrado no dia 10 de março. A Microsoft adquiriu a AltspaceVR em 2017, mas o projeto com o intuito de criar um ambiente de trabalho com realidade virtual, nunca gerou grandes frutos à companhia.

Projeto HoloLens é afetado pelas demissões

Além do fim do AlspaceVR, o HoloLens é o outro projeto muito afetado pelas demissões. O principal arquiteto, Alex Kipman, deixou a companhia há poucos meses, e a Microsoft enfrentava dificuldades, pois a tecnologia foi amplamente prejudicada pela decisão do governo norte-americano em não financiar um headset para o exército.

Além disso, as demissões também desligaram por completo a equipe dedicada ao projeto MRTK (Kit de Ferramentas de Realidade Mista), com nova versão programada para ser lançada em fevereiro deste ano. A plataforma funcionaria como pilar fundamental no desenvolvimento de novos projetos para o HoloLens 2 e demais headsets.

Observando as equipes que foram desligadas, podemos perceber que a Microsoft resolveu encerrar os seus investimentos em VR e realidade mista. Porém, os desligamentos afetaram diversos segmentos da empresa, incluindo funcionários de alguns dos principais estúdios de games da companhia que também foram demitidos. Com a atual crise de recessão econômica, diversas grandes empresas como Spotify e Amazon começaram o ano de 2023 anunciando demissões em massa. Enquanto as empresas buscam cortes de custos e reestruturação, muitas pessoas vão começar o ano em busca de um novo emprego.

Com informações do site Mundo Conectacdo