Por Redação – Foto Luis Robayo/AFP

Na noite de quarta-feira (20), o presidente da Argentina, Javier Milei, divulgou um vídeo anunciando um “megadecreto” para a desregulação de diversos setores econômicos do país. Em sua declaração, ele mencionou 30 das mais de 300 medidas que afirmou ter assinado no mesmo dia. Essas incluem o término de regulamentações que restringem exportações, privatizações e controle de preços na Argentina.

Como parte de sua política econômica de inclinação, Milei promulgou novas diretrizes, incluindo alterações na dinâmica entre proprietários de imóveis e inquilinos. Ele revogou todas as leis existentes, herdadas da administração anterior, que regulamentavam o abastecimento de produtos alimentícios e fixavam preços no comércio.

Milei decretou o término da legislação que proíbe privatizações e já iniciou o processo de processo de vendas de empresas estatais. Além disso, Milei anunciou a abolição de impostos e restrições à exportação de produtos, como alimentos, como parte de sua estratégia de política cambial e fiscal.

Agendado para ser transmitido ao meio-dia, o governo argentino optou por adiar o pronunciamento de Milei sobre o pacote econômico para a noite desta quarta-feira.

No início da tarde, Milei gravou um vídeo apresentando o decreto de necessidade e urgência para “desregulamentar a economia”. A gravação ocorreu na Sala Branca da Casa Rosada, onde o líder argentino estava acompanhado pelos ministros, de acordo com informações do La Nación que chamou o ato de “encenação simbólica”.

Mais tarde, às 15h30, o presidente da Argentina foi à Polícia Federal para acompanhar as manifestações populares ocorridas em Buenos Aires, assim como a implementação do novo protocolo para conter protestos, envolvendo bloqueios de vias e meios de transporte. Com Milei estavam a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, e a ministra do Capital Humano, Sandra Pettovello.