Por Redação – Foto Seap

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, colaboração com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), deu início à segunda fase da Operação Mute nesta segunda-feira (11). O principal objetivo da operação é identificar e remover telefones celulares que ingressaram de maneira ilegal em unidades prisionais.

Na Bahia, a ação está sendo executada no Conjunto Penal de Feira de Santana, a maior Unidade Prisional do estado, abrigando 1800 internos. A abrangência da varredura inclui oito pavilhões, abarcando praticamente toda a extensão da unidade, e continuará até esta quinta-feira (15).

A operação, que está sendo realizada de forma simultânea em diversos estados do país, tem como objetivo combater a comunicação ilegal dos apenados nas unidades prisionais com o crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

Primeira fase

A primeira fase da Operação Mute ocorreu entre 16 a 27 de outubro, resultando na apreensão de 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias de 26 estados, com a revista de 2.684 celas.