por Redação – Foto Lucas Moura/Secom

Uma pesquisa apresentada pelo Ministério do Turismo revelou Salvador como o destino nacional mais desejado pelos brasileiros. De acordo com o levantamento “Tendências de Turismo”, a capital baiana lidera a preferência dos brasileiros, com uma média de interesse de 7.1, numa escala feita de 0 a 10.

Pela primeira vez, Salvador ficou na frente de locais como Fernando de Noronha e Rio de Janeiro, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Lençóis Maranhenses e Florianópolis ficaram em quarto e quinto lugar, deixando claro a preferência dos brasileiros por locais de sol e praia.

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, destacou que o resultado é fruto de investimentos que estão sendo realizados pela Prefeitura, ressaltando o Afroturismo. “Qual é a diferença de 2024 para os últimos anos? Por que não era assim antes? O que mudou de 2020 para cá? Salvador Capital Afro. Foi investir na origem, investir na força ancestral, e não só simbolicamente. Não é só o símbolo. É preciso que a gente reforce que não é só representatividade”, disse Tourinho.

“O símbolo e a semiótica são muito importantes quando a gente fala alguma coisa, mas é necessário investir. É trabalhar a prosperidade, é conseguir mais recursos, criar ferramentas. É necessário fazer investimentos o ano inteiro”, acrescentou o titular da Secult.

O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.​ Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Durante a alta temporada de verão, um em cada três cidadãos planeja viajar a lazer até março, com uma média de permanência de dez dias. Do total de entrevistados, 95% opta por destinos nacionais, com o Nordeste e o Sudeste liderando as preferências.

A pesquisa também revela que 69% dos brasileiros viajam anualmente, predominantemente em família, utilizando carros e ônibus como principais meios de transporte, enquanto o avião é mencionado por aproximadamente 25% dos entrevistados.