Por Redação- Foto João Mota/TV Vanguarda
Promotoria vai apurar fatos e eventuais responsabilidades, assim como verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba
O Ministério Público de São Paulo vai investigar o acidente de avião em Ubatuba, no litoral norte paulista, na manhã desta quinta-feira (9). O piloto não resistiu ao acidente da aeronave, que não conseguiu frear após a aterrissagem, bateu e explodiu. Ao total, sete pessoas ficaram feridas, quatro passageiros e três vítimas que estavam na praia na hora da tragédia.
Ainda nesta quinta (9), o promotor de Justiça Tiago Antonio de Barros Santos instaurou um procedimento para apurar as causas do acidente do avião, modelo Citacion 525 e fabricado em 2008 pela empresa norte-americana Cessna.
O objetivo da Notícia de Fato do MP é analisar os fatos e eventuais responsabilidades, assim como verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba.
O promotor solicitou informações preliminares à prefeitura da cidade, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). As demandas devem ser atendidas em até 48 horas.
A aeronave havia decolado do Aeroporto de Mineiros, em Goiás, às 9h. O acidente ocorreu às 10h58, após a tentativa de falha de pouso. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), será responsável pela investigação do acidente.
O acidente
Na hora do pouso, ao tentar aterrissar em Ubatuba, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado e atingiu uma mulher e uma criança na pista de skate. A aeronave passou pela avenida, bateu e parou na praia.
Havia cinco pessoas na aeronave, sendo um casal e duas crianças, além do piloto. Três pessoas que estavam na pista de skate também foram atingidas. O piloto ficou preso às ferragens e morreu no local. Quatro pessoas foram resgatadas com vida, sendo dois adultos e duas crianças.
O avião tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo. As condições meteorológicas no momento do acidente eram degradadas, com chuva e pista molhada.