A ministra da Agricultura, Tereza Cristina , questionou a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de que o  desmatamento na Amazônia Legal brasileira atingiu  762,3 km² em junho, um aumento de 60% em comparação com o mesmo mês no ano passado. Segundo ela, os dados precisam ser melhor analisados, antes de se fazer qualquer comentário ou interpretação.

– Os dados precisam melhor avaliados de maneira mais honesta lá fora. Não podemos cair nessa histeria que existe em torno do meio ambiente sem ter certeza – afirmou.

– A gente não pode falar sem ter os dados e a conclusão da análise dos dados. Se for ruim, vou ser a primeira a dizer para a imprensa – acrescentou.

Ao lado da ministra, o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Ribeiro, lembrou que, muitas vezes, a comparação de um mês em relação a outro é distorcida, pois podem ocorrer fatores inesperados, como incêndios, por exemplo. O correto, afirmou, seria comparar um ano inteiro em relação a outro ano.

Já Tereza Cristina se queixou da imagem negativa que o Brasil passou a ter no exterior por causa do meio ambiente. Ela afirmou que o governo vai mudar a forma de comunicação, para melhorar a percepção sobre o país.

– O Brasil vai ter que mudar sua comunicação lá fora e mostrar o que temos de fato, qual a verdade de fato sobre o meio ambiente. Vamos tirar o ideologismo que denigre a imagem do Brasil como transgressor do meio ambiente que ele não é.