Por Redação – Foto Manoela Alcântara / Metrópoles

 

Nesta quinta-feira (28), durante a cerimônia de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Luís Roberto Barroso, não conseguiu conter as lágrimas durante o encerramento da solenidade.

O evento de posse contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Maria Bethânia subiu ao palco para uma apresentação especial, e emocionou a todos ao cantar a música “Todo o Sentimento”, de Chico Buarque. Este gesto foi um pedido pessoal de Barroso, que quis homenagear a memória de sua esposa, Tereza Cristina Van Brussel Barroso, que faleceu em janeiro deste ano devido a complicações decorrentes de um câncer primário na cabeça do fêmur.

Barroso assume a Presidência do STF em substituição à ministra Rosa Weber, que está prestes a entrar em aposentadoria compulsória ao completar 75 anos no início de outubro. Além disso, o ministro Edson Fachin também tomou posse como vice-presidente do STF durante a cerimônia, que reuniu cerca de 1,2 mil convidados.