Por Redação – Foto Imagem vídeo

Na manhã desta quarta-feira (10), moradores do condomínio Reserva Piatã procuraram a redação do Notícias da Bahia para relatar os problemas estruturais que estão enfrentando no Condomínio Reserva Piatã que foi entregue aos moradores em 2023.

Um dos moradores que não quis se identificar, disse que cairam no “canto da sereia”. Eles relatam dificuldades de atendimento na solução de problemas do Reserva Piatã e muito estresse com a construtora Tenda. Inaugurado há cerca de um ano, o espaço foi entregue aos seus moradores com diversos defeitos na sua estrutura e que foram evidenciados com as fortes chuvas que caíram na capital baiana desde o último domingo (3).

Ainda de acordo com os residentes, em pelo menos três das 15 torres já liberadas para habitação, o elevador teve de ser desligado pois, na casa de máquinas, não há uma proteção contra água. O detalhe é que os prédios tem sete andares e, pelo menos nas últimas 48 horas, a rotina tem sido de subir e descer escadas. “Umas situação complicada para quem é idoso ou tem dificuldades de locomoção”, desabafa o morador.

Nas imagens enviadas para redação, grandes infiltrações foram expostas por causa das chuvas, justamente no último andar. Há relatos de apartamentos em que, nos quartos, a água pingou dentro do comôdo. Entre os donos, circula a “piada interna” de que a “economia de palito” da construtora Tenda, tem começado a apresentar seus resultados, diante da baixa qualidade do produto utilizado para realizar as construções e as alternativas empregadas para resolver o problema, consideradas por eles como “paliativas”. Confira vídeo enviado por um dos moradores:

Nas redes sociais muitos compradores de imóveis da Tenda relatam frustrações após comprar um apartamento da construtora. “Não indico, não recomendo. Infelizmente é uma empresa que brinca com o sonho dos brasileiros. Se eu for resumir toda minha indignação, passo o dia todo”, disse um reclamante. “Eu sempre falo a verdade a quem me pergunta sobre. Não recomendo a Tenda nem para meu inimigo. É totalmente descaso”, disse um internauta. “Por aqui é a mesma coisas. Outra unidade, mesmos problemas”, comentou um seguidor da rede sociais da construtora. “Na hora de vender aí é tudo lindo, de primeira qualidade, nos decorados”, outro comentário de um internauta.

Mais problemas

No entanto, os moradores do Reserva Piatã ainda contam outros “abacaxis” para descascar: as empresas Prospere, que administra o condomínio, e a Worklife, que tem um de seus componentes atuando como síndica profissional do condomínio. No caso da Prospere, ela está à frente da administração do condomínio desde a sua entrega e vem sendo alvo de frequentes queixas por parte dos moradores. Os moradores se queixam de falta de transparência nas informações a até mesmo o despreparo por parte de alguns de seus profissionais no atendimento aos moradores. Também segundo relatos, a qualidade do serviço prestado teria piorado ainda mais nos últimos meses, já que o contrato da terceirizada com o condomínio estaria no final e não deverá ser renovado.

Um exemplo denunciado pelos moradores é a recorrente falta de água no espaço, principalmente aos domingos. No último, dia 7, mais uma vez os moradores perceberam a falta d’água e acionaram a Prospere para a resolução, que demorou entre três e quatro horas. Porém, na terça-feira (9), o problema voltou a ocorrer e de forma piorada. Mesmo tendo conhecimento do fato às 13h, a empresa demorou a comunicar os moradores e ainda soltou um comunicado no qual a água só voltaria às torneiras a partir das 9h desta quarta (10). O detalhe é que na administração, que funciona em uma das torres do condomínio, não havia sequer um funcionário para prestar esclarecimento da situação. “Sem água e sem elevador. Agora só falta mesmo a gente ficar sem luz”, disse um morador em tom de ironia.

 

Os moradores afirmam que tem tido dificuldades de contato com a representante da empresa. De início, conforme eles, ela havia se prontificado a ir ao condomínio pelo menos uma vez por semana, por um período de quatro horas, mas isso não estaria sendo cumprido. Ademais, nas reuniões de condomínio, os relatos de comportamento “arrogante, desdenhoso e prepotente” por parte da gestora sindical tem sido motivo de conflito juntos aos donos de apartamentos. Ela está presente no condomínio há pouco mais de seis meses e os sinais de desgastes, ainda de acordo com eles, estariam ficando mais evidentes. “Quando a gente necessita desse suporte, a justificativa dada é a de que a responsabilidade não seria dela”, afirmam.

Abaixo segue nota enviada pela empresa Prospere, adminstradora do condomínio, assinada pela sindica  Luciana Pereira, que é representante da empresa Worklife que presta serviços de sindicos(as) profissionais em Salvador.

Nota da sindica do Reserva Piatã sobre os problemas relatados pelos moradores

A construtora Tenda informou através de uma nota que está prestando apoio aos moradores do Condomínio Reserva Piatã.

Nota da Tenda

“A construtora informa que está prestando todo apoio e suporte aos moradores e que todas as notificações abertas por meio dos canais oficiais estão sendo atendidas pela equipe técnica responsável. A companhia segue em visitas constantes ao local, buscando alternativas junto aos parceiros para as demandas mais imediatas.”