Por Redação – Foto Reprodução/Instagram
O lendário ator francês Alain Delon, conhecido por seus papéis em uma série de clássicos do cinema nas décadas de 1960 e 1970, faleceu na madrugada deste domingo, aos 88 anos. A notícia foi confirmada por sua família por meio de uma nota oficial enviada à imprensa francesa. A causa da morte não foi divulgada.
Delon, que se tornou um dos rostos mais reconhecidos do cinema mundial, participou de mais de 90 produções ao longo de sua carreira. Ele trabalhou com renomados cineastas como Louis Malle, Michelangelo Antonioni, Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Melville, Luchino Visconti, René Clément e Jacques Deray, contribuindo para a criação de filmes que marcaram a história do cinema.
“Alain Fabien, Anouchka, Anthony e (seu cão) Loubo lamentam profundamente o falecimento de seu pai. Ele morreu tranquilamente em sua casa em Douchy, rodeado por seus três filhos. A família pede que respeitem sua privacidade neste momento de luto extremamente doloroso”, informou a família em nota divulgada na manhã deste domingo.
O presidente francês, Emmanuel Macron, também se pronunciou sobre a morte de Delon. Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Macron descreveu o ator como alguém que “encarnou papéis lendários e fez o mundo sonhar”. O presidente ainda destacou: “Melancólico, popular, secreto, foi mais que uma estrela: um monumento francês”.
Delon vinha enfrentando problemas de saúde desde 2019, quando sofreu um acidente vascular cerebral.