Praticamente isolada depois da confirmação do primeiro caso de contaminação pela Covid-19 em seu território, a cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina foi surpreendida na manhã desta segunda-feira (18) pela ação de um grupo que realizava uma pesquisa de porta em porta junto aos seus moradores.

Alegando estar fazendo “um trabalho de pesquisa sobre o Coronavírus (?)”, o grupo, formado por dois homens e três mulheres, abordava as pessoas nas ruas e nas próprias residências com um questionário que incluía, entre as indagações, perguntas tipicamente extraídas de pesquisas eleitorais como o grau de aprovação do gestor e da sua administração, dentre outras.

A equipe de entrevistadores, que trabalha para um instituto de pesquisas sediado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, conseguiu passar pelo bloqueio instalado pela Vigilância Sanitária de Morro do Chapéu nos acessos à cidade e se hospedou em uma pousada local.

O grupo foi abordado por uma equipe da Vigilância Sanitária acompanhada de prepostos da PM quando desenvolvia o trabalho na avenida Joel Modesto, a principal avenida de Morro do Chapéu depois de  denúncia de populares que estranharam a movimentação em pleno isolamento provocado pelos decretos Estadual e Municipal.

“Não sabemos como eles conseguiram passar pelas barreiras” disse Lorena Bonfim, coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município afirmando que eles prestaram esclarecimentos e sua entrada e permanência na cidade será investigada. “Nós vamos buscar os esclarecimentos e vamos também providenciar o cumprimento das medidas sanitárias a serem aplicadas. Se eles serão confinados em quarentena ou se deixam a cidade ainda hoje” pontuou a coordenadora.

Fontes que preferiram ter suas identidades preservadas disseram que a pesquisa foi contratada pelo atual prefeito Leonardo Dourado, o “Léo Dourado”. As mesmas fontes indicam ainda que o grupo chegou à cidade no último sábado e fotografaram o veículo ostentando um adesivo de permissão para ultrapassar o bloqueio contrariando o que foi dito pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Detalhe do adesivo de permissão de tráfego (foto:leitor NB)

Morro do Chapéu está entre as cidades baianas com suspensão de transporte intermunicipal e bloqueio ao acesso de veículos vindos de outras cidades atingidas pela pandemia da Covid-19 e já registrou um caso confirmado de contaminação pelo vírus quando uma criança de seis anos foi diagnosticada positivo para o coronavírus.

Fotos: leitor NB