Por Redação – Foto: Diana Almeida/FVS-RCP

A OMS emitiu o alerta após reunião emergencial realizada nesta quarta-feira 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (14) para classificar a mpox como uma emergência de saúde mundial. Conhecida como “varíola dos macacos”, em 2022 a OMS emitiu um alerta de surto global sendo retirada da lista de emergências em 2023.

A variante Clade 1b, é mais contagiosa e até 10 vezes mais letal do que a Clade 2, que circulou nos últimos anos. A OMS levou em consideração os alta índices de congagios global, com maior indicência na África Oriental e Central.

“Mpox é conhecida no Congo há mais de 10 anos, mas no último ano e neste ano, os casos viveram uma explosão que extrapolou todos os os recordes. Isso é algo que deve nos preocupar a todos e por isso declaramos que essa doença é uma emergência internacional, um perigo global. Este é o nosso mais alto nível de atenção”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS já tinha convocado na última segunda-feira (12) a indústria farmacêuticaa para se submeterem a pedidos de análise para o uso emergencial das doses de vacina contra o vírus.

“Estamos em contato com farmacêuticas e laboratórios de testes e acreditamos que até o final desta semana teremos uma nova vacina em proposta de regulamentação e na semana que vem teremos uma outra. Estamos buscando aumentar as ofertas de vacinas globalmente, mas este ainda é um grande desafio”, declarou o diretor para os assuntos de regulação e pré-qualificação, Rogério Pinto de Sá Gaspar.

“Precisamos entender melhor essa doença, como ela se transmite e como ela afeta o corpo. Temos que entender como o contato pode se dar, de que forma o contato sexual pode levar à contaminação, tudo isso segue sendo um mistério. A gente pode controlar a transmissão da mpox globalmente, já fizemos, mas é preciso atuar de forma integrada e planejada para poder usar as poucas vacinas que temos de forma inteligente para previnir a transmissão dessa doença”, explicou a epidemiologista.

Mpox
A mpox é uma doença causada pelo vírus monkeypox, que pertence ao mesmo grupo de vírus da varíola. Os primeiros sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas. Em seguida, aparecem inchaço nos linfonodos e bolinhas pelo corpo, principalmente no rosto, mãos e pés. A doença evolui para a formação de crostas na pele.

Com informações da Metrópoles