Após oito dias de caminhada de mais de 100km debaixo de chuva e sol, o Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) chegou a Salvador, nesta segunda-feira (18), e ocupou a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com mais de 3,5 mil famílias. A pauta de reivindicação do movimento será entregue ao governo estadual e ao superintendente regional do órgão federal, Paulo Emmanuel Macedo de Almeida Alves, por representantes do MST ao lado do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), parlamentar ligado ao movimento. Entre as demandas estão realizações de vistorias nas áreas prioritárias e identificadas pelos trabalhadores para resolver as demandas das famílias acampadas e desapropriação e imissão de posse imediata de mais de 100 processos paralisados.

“Esse é o oitavo dia da nossa marcha da reforma agrária popular por ‘terra, teto e pão’. Chegamos em Salvador após mais de uma semana de caminhada de Feira de Santana à capital para apresentar uma pauta ao governo do estado e negociar com a gestão para aumentar a produção de alimentos no estado. Também caminhamos para denunciar o esvaziamento das funções do Incra, a fome, a pobreza e isso tudo causado pelo governo Bolsonaro. Esse presidente não tem condições de governar o país. Ele abandonou as políticas públicas, aumento do desemprego, da fome, da miséria e por isso estamos nas ruas para gritar ‘Fora, Bolsonaro’ e lutar pela reforma agrária”, reforça Valmir. Ainda na pauta de reivindicações tem regularização imediata de todas as famílias pendentes no Sipra em 71 assentamentos.

O MST também pede o pagamento imediato do crédito habitação, instalação, créditos apoio, fomento para os P.A. aptos, abertura de 100 poços artesianos e instalação de sistema de abastecimento de água, abertura e limpeza de aguadas em 85 áreas de assentamentos, além de recuperação de 1.440km de estradas. Ainda tem na pauta questões referentes à educação, como aprovação dos cursos apresentados pelo colegiado no Pronera. “Falta a terra, pois chuva o MST enfrentou demais esses dias. Foram 110km de caminhada e já estamos em Salvador. Marchamos pela reforma agrária. Salve Eldorado dos Carajás, viva aos companheiros que tombaram. São os nossos heróis! É por isso que marchamos pela reforma agrária e por um Brasil melhor”, frisa a pré-candidata a deputada estadual Lucinha Barbosa (PT).

Conforme os dirigentes nacionais do MST, Evanildo Costa e ‘Liu’ Durães, o movimento segue com a programação durante toda a semana. “Foram atos políticos, plantio de árvores e diálogos por onde passamos. O apoio da sociedade é fundamental, chegamos à capital sob chuva e animação e a força do povo Sem Terra impressiona. Essa jornada de lutas de abril segue com as homenagens aos que tombaram em Eldorado dos Carajás e acontece em todo o país. Na Bahia, estamos unidos por reforma agrária e ‘Fora, Bolsonaro”, apontam os dirigentes. “Vamos continuar com a pauta por alimentos saudáveis, denunciar a paralisação das políticas públicas para o campo e o crescimento dos índices de violência contra os trabalhadores”, completam.

Ascom do deputado Valmir Assunção