Por Redação – Foto Divulgação/Conmebol

Nesta quarta-feira (15), a FIFA anunciou a criação do Mundial de Clubes Feminino, com a primeira edição prevista para janeiro ou fevereiro de 2026. A competição contará com a participação de 16 times.

A sede da primeira edição ainda não foi determinada. A Conmebol está pleiteando quatro vagas para o torneio, porém o número de vagas por continente ainda não foi estabelecido pela FIFA.

O Conselho da FIFA realizou uma reunião nesta quarta-feira, 15, em Bangkok, Tailândia. Durante o encontro, foi decidido que outra competição anual de clubes para o futebol feminino será criada, embora os detalhes como duração, número de participantes e critérios de qualificação ainda estejam em discussão.

Mundial 2027

Quanto à Copa do Mundo Feminina de 2027, a decisão sobre a sede será tomada pelo Congresso da FIFA, composto por 211 associações nacionais de futebol, na sexta-feira, 17. O Brasil, um dos candidatos, concorre com uma aliança formada por Holanda, Bélgica e Alemanha.

Um relatório técnico divulgado pela FIFA na semana passada atribuiu ao Brasil uma pontuação de 4 em uma escala de 1 a 5, enquanto os países europeus obtiveram uma pontuação de 3,7.