Por Redação – Foto William Rocha
O ex-secretário de Relações Instirucionais do Estado e pré-candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, fez um forte discurso nesta quarta-feira (08), durante a sessão especial da Câmara Municipal para debater a chegada de novas empresas para o mercado de trabalho e a economia de Camaçari.
Caetano cobrou que o município participe ativamente do novo ciclo econômico da cidade, iniciado com a chegada da empresa chinesa fabricante de veículos elétricos, a BYD, e se junte ao Governo Federal e ao Governo do Estado para capacitar a população e oferecer serviços públicos de qualidade à comunidade.
“A sociedade civil de Camaçari deve se preparar para viver esse novo momento. Quando uma empresa como a BYD chega, ela não vem sozinha, mas ancora um novo processo de desenvolvimento. Ela atrai outras empresas. E o momento agora é de discutir o que podemos fazer para disputar espaços. Não queremos só o chão da fábrica, mas disputar os comandos das empresas, queremos acesso à tecnologia. Precisamos ter a expertise para importar essa tecnologia”, disse Caetano, citando a Ford como exemplo.
“Precisamos aproveitar esse momento para, como governantes, termos a capacidade de dizer que Camaçari precisa estar participando de todo o processo. Saúde, qualificação e mobilidade pública devem ser a principal agenda de Camaçari para o futuro. Não discutir isso é se acovardar, é de novo deixar passar a oportunidade”, cobrou Caetano.
Ele também destacou os investimentos do Governo do Estado em Camaçari, como por exemplo a requalificação do Polo Petroquímico anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues na última semana, além dos cursos de capacitação e qualificação.
“Camaçari não pode perder tempo com discussões que não nos levam a lugar nenhum. Se não tiver qualificação e capacitação, a gente perde”, acrescentou Caetano, cobrando ainda investimento para que a juventude da cidade participe do novo processo de desenvolvimento.