Nelson Leal comanda aprovação de leis estaduais que pune divulgação de fakenews e de auxílio a profissionais de saúde    

Assembleia também aprovou sistema de proteção social de policiais e bombeiros

Em sessão legislativa virtual realizada hoje (22.05) o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, comandou a aprovação de três projetos de lei: o de combate à criação e divulgação de fakenews durante epidemias, notadamente agora no período difícil de enfrentamento ao coronavírus; o auxílio excepcional temporário, de até R$ 30 mil, em uma só parcela – aos profissionais de saúde afastados e que atuam no combate à Covid-19; e a lei que prevê a criação do Sistema de Proteção Social de Policiais e Bombeiros Militares do Estado. Também foi aprovado o decreto legislativo de calamidade pública no município de Tanquinho.

“São contribuições importantes da Assembleia Legislativa, aprovando celeremente instrumentos importantes de enfrentamento à Covid-19. Mentir é tão danoso como a própria doença, porque dissemina o pânico. O compartilhamento de notícias falsas só agrava os impactos da pandemia por transmitir insegurança à população. Também é muito importante apoiar os nossos guerreiros da saúde – médicos, enfermeiros e servidores – que estão na linha de frente no combate a esta doença tão grave”, justifica o chefe do Legislativo estadual.

A Lei aprovada pela Assembleia prevê que a criação e disseminação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias será punida com multa. Isso vale para os responsáveis por elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de fakenews. Os valores da multa serão usados no combate à pandemia. As denúncias poderão ser encaminhadas ao Ministério Público da Bahia e os responsáveis poderão responder, além das ações indenizatórias, pelo crime de criação e compartilhamento de calúnias e mentiras.

A Lei aprovada que estabelece auxílio excepcional temporário aos profissionais de saúde beneficia exclusivamente aqueles que atuam em setores ou unidades da rede pública estadual de saúde, voltados ao tratamento da Covid-19. Será concedido ao profissional afastado e será necessário que ele realize os exames no Lacen. Em caso de confirmação de óbito por Covid-19, os dependentes terão direito, uma única vez, ao valor equivalente a 30 vezes o montante da remuneração recebida pelo profissional. O auxílio não passará a integrar a remuneração, salário, proventos de aposentadoria ou qualquer forma de contraprestação recebida.

A Assembleia Legislativa também aprovou a Lei 23.863/2020, que ajusta a legislação estadual à nova Lei da Previdência Social. Também foi criado o Sistema de Proteção Social de Policiais e Bombeiros Militares, estabelecendo a implantação de um novo fundo responsável pelo pagamento das aposentadorias e pensões dos segurados das duas corporações. A nova legislação concede aos policiais e bombeiros direitos e deveres similares aos das Forças Armadas, no que concerne às regras específicas para inatividade e para a concessão de pensão por morte e as alíquotas de contribuição. O Sistema de Proteção Social dos Militares e do seu novo fundo serão geridos pela Suprev, superintendência vinculada à Secretaria da Administração.

ALBA/Ascom/Gabinete da Presidência  

35 COMENTÁRIOS

  1. Right here is the perfect blog for anyone who wants to find out about
    this topic. You realize a whole lot its almost hard
    to argue with you (not that I really will need to…HaHa).
    You certainly put a fresh spin on a topic which has been discussed for ages.

    Great stuff, just great!

    My web-site … projectag.net

  2. hello there and thank you for your info – I’ve definitely picked up anything new from
    right here. I did however expertise several technical issues using this site, as I experienced to reload the site lots of times
    previous to I could get it to load properly.

    I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I am complaining, but slow loading instances times will sometimes affect your placement in google and could
    damage your high-quality score if ads and marketing with Adwords.
    Anyway I am adding this RSS to my e-mail and could look out for much more of
    your respective exciting content. Ensure that you update this
    again very soon.

  3. Hi, I do think your site may be having web
    browser compatibility issues. When I take a look at
    your web site in Safari, it looks fine however, when opening in IE,
    it has some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads up!
    Besides that, wonderful website!

  4. Thank you a lot for sharing this with all of us you actually realize what you’re speaking approximately!
    Bookmarked. Kindly additionally visit my site =). We will have a link change contract among us

    my website – Karry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui