O Espetáculo que conta a história do presidente JK terá apresentação única no Teatro ISBA

Um espetáculo que mistura música, teatro e artes visuais! O musical JK Um reencontro com o Brasil, uma obra da Fundação Brasil meu Amor, chega à Salvador para apresentação única no dia 28 de setembro (sexta-feira), às 20 horas, no Teatro do ISBA, em Ondina. Em cena, a cantoraGlaucia Nasser, acompanhada de uma grande orquestra, conta a trajetória do país do século XX e vida do presidente Juscelino Kubitschek, através de canções autorais e de compositores nacionais, toda pontuada com imagens históricas. O musical, que já esteve em cartaz em diversas cidades do Brasil, como Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Brasília e São Paulo, com um público de mais de 15 mil espectadores, inicia sua turnê pelo Nordeste em Salvador, seguindo para Natal (02/10 – Teatro Riachuelo) e Maceió (04/10 – Teatro Deodoro).

Em todas estas cidades, o espetáculo promoveu reflexões sobre a história, a identidade nacional e, sobretudo, a esperança e autoestima da população. “É muito mais que um espetáculo. É uma aula de história e uma injeção de brasilidade num momento em que vivemos. Este é o momento para discutirmos a verdadeira história do Brasil, para que possamos construir um futuro decente e o musical nos faz refletir o quanto podemos realizar e mudar o nosso país todos os dias, como protagonistas da nossa própria história”, conta a equipe da FBMA.

MÚSICA E CINEMA EM CENA

Além de um repertório musical bem vasto, de compositores de várias épocas e de autoria de Glaucia Nasser, o musical conta ainda com um telão que ocupa todo o palco. Enquanto a cantora mineira canta e narra a história de seu conterrâneo, o Presidente JK, imagens do Brasil vão sendo reproduzidas como uma maneira de contextualizar a história. O trabalho de construção do roteiro e de imagens utilizadas contou com a participação de uma equipe de 135 pessoas, incluindo pesquisadores da USP que realizaram ampla pesquisa histórica para nos contar sobre o verdadeiro Brasil.

Com direção geral da FBMA, o espetáculo reúne talentos de peso, como o Diretor Artístico e Técnico Júlio Cesarini e do Maestro Paulinho Dáfilin, já conhecido do grande público pelos trabalhos com Maria Bethânia. Além de Gláucia Nasser, oito músicos de diversas regiões do Brasil formam a orquestra: Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões) e Jonas Moncaio (violoncelo).

JUSCELINO KUBITSCHEK

A escolha em retratar a vida de JK surgiu não só pela sua importância histórica – o presidente foi o responsável por um dos mandatos em que o Brasil mais se desenvolveu economicamente – mas também pela sua biografia. De origem humilde, JK chegou à presidência e seu mandato é lembrado como a construção de uma Era. No espetáculo, a história do Estadista é contada desde o seu nascimento, toda a sua trajetória profissional e política, incluindo grandes momentos, como a construção de Brasília, seu plano de retornar à presidência em 1965, e o reflexo desta história nos dias de hoje.

“Queremos levar uma mensagem de esperança para conectar cada pessoa da plateia à ‘alma do Brasil’, relembrando a fé, a alegria de ser brasileiro e a confiança de que nosso país pode ser o melhor lugar do mundo”, conta Glaucia Nasser, intérprete do espetáculo e co-fundadora da FBMA[C1] .

REALIZADORES

Direção Geral: FBMA – A Fundação Brasil Meu Amor, um projeto idealizado por 135 brasileiros, é uma jovem entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo maior resgatar a história do Brasil e de seus heróis, atuar na realidade apoiando servidores públicos decentes e investir no futuro do Brasil, ou seja, cuidar do Brasil a partir do cidadão, do indivíduo.

Direção técnica e Artística: Julio Cesarini – Atua como Diretor Artístico, Técnico, Cenógrafo e figurinista do espetáculo, um projeto que refletiu a sua personalidade de culto à cultura brasileira e o engrandecimento do Brasil. Um artista genuíno, polivalente e autodidata.

Maestro: Paulinho Dáfilin – No espetáculo atua como Maestro, compositor, arranjador e violonista. Músico de carreira renomada, foi arranjador e produtor musical de Jair Rodrigues. Dáfilin trabalha com Roberto Mendes, Maria Bethânia e outros artistas consagrados da música popular Brasileira. É também idealizador de diversos projetos para valorização nacional.

INTÉRPRETE / GLAUCIA NASSER

A cantora faz parte da Fundação Brasil Meu Amor que acredita que o Brasil tem jeito. Através da arte, acredita ser possível acordar uma parte essencial da história que nos inspira a colocar o melhor de nós mesmos a serviço do Brasil. Glaucia percorre o país para despertar a vontade de cada um na participação dessa construção.

SERVIÇO

Data: sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Horário: às 20h (duração de 1h e 30 min)

Valor: R$ 2,00 (dois reais)

Vendas: na bilheteria do Teatro, de terça a quinta, das 14h às 19h, e de sexta a domingo das 15h até o horário do evento.

Local: Teatro ISBA

Endereço: Av. Oceânica, 2717 – Ondina

Classificação: Livre