Por Livia Rosa Santana

O Filme “Karsmênia” do diretor e cineasta Bellamir Freire mesmo antes de estrear já deu os seus primeiros passos em um Festival de Cinema, o filme foi selecionado para o Festival de Cinema FICC e esteve nas finais de todas as categorias longa-metragem.

Karsmênia ganhou 4 estatuetas sendo elas de melhor Direção de Fotografia, melhor Direção de Arte, melhor Figurino e de melhor atriz coadjuvante!

Karsmênia conta uma história que começa na véspera de natal no ano de 1899, onde Cart, Lívian e Yang partem em uma viagem de trem para passar o natal com a família.

Mas mal sabem eles, que essa viagem será a mais longa e de maior aventura de suas vidas, durante a viagem, acontece um misterioso desaparecimento coletivo e eles se vêem perdidos sem saber o que fazer. nesse momento eles entram em um mundo paralelo ( Karsmênia ) para enfrentar as mais terríveis aventuras e desafios de suas vidas, em Karsmênia, eles terão entrarão em uma jornada sem fim para tentar salvar a humanidade das garras do terrível Geldhar e seu exército do mal, kart, Livyan e Yang serão guiadas pelo Kreeple que é enviado pelo rei Paris e a rainha Florência para guiar nossos heróis nessa grande missão de tentar salvar o mundo! Karsmênia é um mundo diferente do seu! um filme com magia 6, mistérios, batalhas jamais vistas por nosso mundo!

O filme Karsmênia, é baseado no livro de mesmo nome do escritor Rogério Durante.

Sobre as gravações:

As gravações foram feitas em Paulínia, Mogi Mirim, Campinas, Jaguariúna e também no Castelo de Vinhais na cidade de Vinhedo no interior de São Paulo.

O filme conta com a produção de Dabarah Filmes e Edplay Studios.

Sobre o Festival de Cinema FICC:

O Festival de cinema Cristão o FICC, é um evento cultural que premia filmes nacionais e estrangeiros,

O Festival é chancelado com o selo IEVA-Instituto Eventos Ambientais,como evento sustentável.Os principais componentes do selo são:seriedade,ética,responsabilidade social e sustentabilidade.

Sobre o diretor e cineasta Bellamir Freire:

Bellamir Freire é roteirista, produtor, diretor e cineasta, seu primeiro trabalho como roteirista e diretor, foi com o curta-metragem Perdoe-me em Nome do Amor.

Bellamir já realizou diversos filmes sob a sua autoria.

Além do filme Karsmênia, tem outros 6 curtas-metragens sob sua direção, sendo que no YouTube você poderá assistir os curtas Perdoe-me em Nome do Amor, A Coroa de Vidro, Telha Partida e Professor Nicco. Além de outros dois em edição.

Em edição também está o Telefilme O Fim de um Sonho, o Filme Presente de Grego, o piloto de série Escola de

Fadas e o filme Operação Ozônio, onde além de diretor, ele também foi co-roteirista, o roteiro é do mato-grossense Sebastião Moreira.

Outro longa metragem que promete muito sobre sua direção é o filme Pecado Vermelho, que tem o roteiro de Mácximo Bossimo, se encontra em fase de edição e deve estrear esse ano, Pecado Vermelho é um longa que foge dos estereótipos brasileiros, e tem suspense, drama, aventuras e romance do início ao fim.

Voltando a falar de Karsmênia, o elenco principal do filme tem um elenco incrível!

Elenco:

Antônio Haddad, ( Cart), Anna Fontanela ( Livyan ),

Mateus Rosa ( Yang),Wagner Kampinas ( Kreeple ),

Mariza Marchetti ( Rainha Florencia ), Evelin Lusa ( Princesa Flora ), Ton Crivelaro ( Geldhar ), Pedro Pauleey ( Zizhul), Nic Nilson ( Alzihar ), Rogerio Durante ( Guilhard ), Reginaldo Durante ( Ghilhon ),Cosme Baiano ( Zumithi ),

participações especiais de Isaac Bardavid como (Rei Paris) e Flor do SBT como (Dirah).

O filme foi escrito e dirigido por Bellamir Freire e é baseado no livro Karsmênia de Rogério Durante que tem o mesmo nome.

Equipe técnica é formada por :

Direção: Bellamir Freire

Primeira assistente de direção: Cy Lopes.

Produção executiva :Rogerio Durante

Asst. de produção executiva:Lucas Durante

Diretor de produção:Roma Jr.

Assistente de produção:⁷Gabriela Mendes e Afonso Catani

Direção de fotografia: Leandro Langoni.

Câmeras: Breno Queiroz e Cris Biazzi.

Direção de Arte:Victor Akkas.

Assistente de direção de arte:Bruna Akkas

Produção de Arte :Patrícia Lourenço.

Cenotécnico :Reginaldo Durante

Maquinaria/ elétrica :David do Amaral

Técnico de som: Ricardo Telles

Assistente de som :David do Amaral e Jorge Rodrigues

Figurinista: Lu Chagas.

Assist. de figurino:Wagner Kampinas

Maquiagem :Kelly Macedo.

Asst. de maquiagem:Jennifer Martins

Continuísta: Rui Matheo

Edição e finalização :Gabriel Justo ( BJ ) e Carlos Carvalho (Cadu).

Still e making Off:Júnior Vedovello

Preparação de elenco:Bellamir Freire e Pedro Pauleey.

Tem outros tantos assistentes e tantas pessoas que fazem o elenco do filme que nesse momento que estou longe do PC é difícil lembrar de todos!! mas deixo aqui a todos a gratidão e carinho a cada um!

Em entrevista:

1)Neste ano o filme Karsmênia ganhou prêmio no Festival Ficc ,me conte está realização como cineasta?

Bellamir-A respeito do filme Karsmênia foi uma das maiores realizações pessoais, eu estava trabalhando na Globo numa novela que se chama Pega Pega, quando o Rogério Durante que é escritor do livro Karsmênia que originou a história do filme, me ligou, perguntando se eu sabia fazer desenho animado ou animação pois estava pensando em criar uma animação sobre o livro Karsmênia,foi então quando eu sugeri de fazer um longa, com o passar dos dias e eu explicando como seria, ele acabou entendendo e então ele topou, e aí iniciamos o processo todo.

Eu lembro que foi em dezembro de 2017, e em Janeiro de 2018, comecei a escrever o roteiro. Março de 2018 a gente já estava rodando o filme. inclusive no dia 24 de março,agora fez 3 anos do último dia de filmagem, o último dia que a gente rodou a última cena.

2)Qual o recado que o filme passa para o público?

Bellamir-Karsmênia é um filme que resgata os valores de filmes antigos de aventuras feitos de maneira artesanal sem perder a qualidade e nem a essência, resgata também o sonho infantil das crianças em relação ao super-herói preferido e etc…

Karsmênia é um filme de cabeceira, um filme para toda a família, onde tem aventuras, magias, a eterna luta entre o bem e o mal,tem uma pegada assim, meio heróica, junto com tema natalino, enfim tem várias mensagens de positividade, os heróis são três adolescentes, o que o meu ver irá chamar a atenção das crianças e da família.

De fazer o bem,de ser o bem.

Uma mensagem do filme?

Karsmênia é um mundo diferente do seu!

3)Na realização dele teve bastante dificuldade em captação ou você optou pela lei de incentivo?

Bellamir- Esse filme foi totalmente independente o Karsmenia, não teve aporte financeiro de leis de incentivo alguma e nem patrocínio de prefeitura ou grandes empresas, a não ser liberação de espaço para o uso durante as filmagens.

Foi difícil! É óbvio que nós tivemos patrocinadores de amigos, empresas de pequeno e médio porte que nos ajudaram muito. As próprias pessoas envolvidas no filme muitos abriram mãos de cachês, ou cobraram abaixo para poder entrar e contribuir para o projeto sair.

Muitos acham que gastei um milhão de reais para se fazer o filme. rsrs

A gente gastou um valor muito baixo.

Se alguém chama o filme de independente eu chamo o filme Karsmênia de totalmente independente.

4)De tantos filmes que você realizou,nos conte sobre cada um e também quantos você realizou como cineasta?

Bellamir-Primeiro filme que fiz como diretor ,produtor e roteirista foi o filme “Perdoe – me em Nome do Amor”, ele está disponível para as pessoas assistirem no Youtube, faz parte de um projeto que se chama Cine Escola que conta com elenco incrível que é o Deo Garcez,a Mariza Marquetti, Pedro Pauleey, e entre outros atores incríveis que compõe o elenco deste filme.Equipe incrível de pessoas que também tiveram oportunidade de trabalhar pela primeira vez no cinema, Perdoe me em nome do amor vem ganhando muito elogios por quem assiste.

O segundo filme que eu fiz foi “Fim de Um Sonho” logo em depois do filme Perdoe-me em Nome do Amor.

E também foi feito através do projeto Cine Escola e esse filme tem a participação de um elenco incrível o Mário Gomes, Hugo Gross, Pedro Pauleey que é o ator principal, Thainá Fontanele, Taty Godoi, Karina Barum, Alexandre Carlos Magno, Nill Marcondes, Alice Manoela, que é uma garota incrível de um talento muito bom, Wagner Kampinas, Davis do Amaral, Rui Matteo, Paco Rodrigues Higor Mattos, Walquiria Bibi Siveri e entre outros,.

Posteriormente eu fui para o Ceará, na cidade Crato e lá rodamos o curta A Coroa de Vidro, através do projeto Cine Escola, teve preparação de elenco, do ator Miguel Nader, o roteiro de Sheyenni Alencar, e direção de fotografia de Francisco Eudes.

Esse filme também está no Youtube e se chama A Coroa de Vidro.Vale a pena assistir!

Depois, recebi o convite do roteirista Mácximo Bossimo para dirigir um roteiro dele que se chama Pecado Vermelho que é um longa-metragem, e esse foi o meu primeiro longa sob minha direção de forma totalmente independente.

O filme conta com um elenco incrível.Tive a oportunidade de dirigir o ator Isaac Bardavid e novamente o Hugo Gross, a Tati godoy e o ator Pedro Pauleey os quais já tínhamos trabalhado no filme o Fim de um Sonho. Uma equipe técnica muito boa, e fizemos um trabalho muito bom dentro das adversidades.

O filme Pecado Vermelho é incrível que está em edição e é um longa que tem estreia prevista para este ano no cinema.

Depois veio o filme Karsmênia que já falamos sobre.

Logo depois seguimos com o cine escola, com outros projetos que se chama Férias em Família, na cidade de Mogi Mirim, Professor Nico na cidade de Patos de Minas que está no Youtube para as pessoas assistirem.

Em Presidente Olegário a gente fez o curta ,Nem a Morte Escapa, que também fazem parte do projeto Cine Escola,

depois veio o curta Telha Partida na cidade de Paulínia que também faz parte do Cine Escola.E está no Youtube liberado!

Fiz a direção e o roteiro e do projeto piloto de um série que se chama Escola de Fadas e está em edição.

Fiz também um piloto de uma série estilo Castelo Rá Tim Bum, de fantoches que chama a turma do Saurinho que está pronto. Mas esse não está liberado para assistirem por se tratar de um projeto.

Dirigiu recentemente o filme Operação Ozônio no Mato Grosso, foi co-roteirista do filme, o roteiro original e a produção é do Sebastião Moreira, de Primavera do Leste MT.

O filme tem cenas em Primavera do Leste, no Pantanal, na Chapada dos Guimarães, e na cidade de Barra dos Garças, também no Mato Grosso.

O filme que tem um tema ambiental e é sobre o desastre ambiental, conta a história que começa nos anos de 2050 e as pessoas de lá, estão sofrendo muito pelo desastre ambiental e um cientista faz uma máquina do tempo e envia 7 crianças para o passado que é o ano 2021, para tentarem salvar o futuro do desastre ambiental causado por nós no presente.

Operação Ozônio, que estreia este ano, está bem adiantado na edição.

Antes da pandemia comecei a rodar um longa, o filme Presente de Grego que também faz parte do Cine Escola. A gente fez a primeira parte antes da pandemia e tivemos que parar e agora em abril a gente retoma as filmagens da segunda etapa das filmagens e se Deus quiser, o longa-metragem de comédia com uma história engraçada e divertida.

Ah! Mas durante a pandemia fizemos o filme que se chama Coronel Vírus, onde as pessoas gravaram suas cenas à distância e em suas casas, a direção fiz a distância também! o projeto é audacioso, um telefilme feito pelo celular com os alunos à distancia do projeto Cine Escola, Coronel Vírus deve estrear nas redes sociais neste mês de abril! O filme fala sobre o confinamento e sobre o contágio do coronavírus e é um filme de ficção, com uma pitada de realidade, tem drama, tem um pouquinho de humor para descontrair.Mas é bem interessante o filme Coronel Vírus!

Comecei a minha carreira como pintor de cenário passando por várias etapas do cinema,trabalhei em 47 longas-metragens de diversos diretores diferentes,diversas funções diferentes,embora as minhas principais funções de longa-metragem foram contra-regra e técnico em efeitos especiais.Trabalhei também como técnico de efeitos especiais em sete novelas, 5 para a Globo,1 para o SBT e 1 para a Rede Record.Trabalhei também como técnico de efeitos especiais em vários seriados para NETFLIX,como Mercanismo,para a FOX,Ouro Branco,para TV Club,Detetive do prédio azul,para a Band eu fiz um seriado,contra-regra que se chama,”Julie e os Fantasmas”,para a Cultura eu fiz um telefilme como contra-regra que se chama “Kigo Of Line”.Fiz filmes com grandes bilheterias como O Menino da Porteira,de Gere Moreira,fiz também “De Pernas Para o Ar 1 e 2”,”Chico Xavier”do diretor Daniel Filho,fiz “Totalmente Inocentes”,”Bruna Surfistinha”,”O Palhaço”,do Selton Mello,”Corações Sujos”de Vicente Amorim.Fiz também outros grandes filmes,como eu fiz 47 longas,a maioria eu fiz como contra-regra.Fui diretor de arte do filme em Paulínia,”O Lucro Acima da Vida” do diretor Nick Nilson.Foi a minha primeira condição de destaque como diretor de arte.

Fiz novelas como “A Força do Querer”,”Velho Chico”,”Pega-Pega”,”Liberdade Liberdade”,”Além do Amor”,”Escrava Mãe”,”Em Nome do Amor”(todos na Rede Globo).

5)Quais além do filme Karsmênia já ganhou prêmios?

Bellamir-O Karsmênia é o primeiro longa finalizado, o primeiro longa sobre minha direção a participar de um festival.

6) Você tem algum em andamento para este ano?

Bellamir-O filme em andamento para este ano,é de comédia Presente de Grego, que falamos acima.

7)Para o ano que vem você possui alguma ideia de filme ou vai deixar curiosidade quando estiver pronto?

Bellamir-Nesse momento estamos trabalhando em um grande projeto de entretenimento, que seguirá no ano que vem! E alguns roteiros estão sendo escritos que falarei mais pra frente!!

8) Você gostaria de contar como você iniciou a sua carreira na arte,onde estudou e onde você se formou?

Bellamir-Iniciei a carreira na arte a cerca de 16 anos atrás na área de cinema dando continuidade através do Polo de Cinema em Paulínia, e de lá pra cá, já fiz 47 filmes, 7 novelas e seriados em diversas funções até chegar a direção e roteiro dos primeiros filmes que escrevi e dirigi e seguir até os dias atuais.

Aprendi a dirigir, escrever e a produzir filmes na prática, não possuo faculdades nem técnico na área!

9)Você pensa que a pandemia te atrapalhou ou fez de você um desafiador para enfrentar isso?

Bellamir-A pandemia atrapalhou muito porque a gente não trabalha com leis de incentivo e trabalha de forma independente, e tão essas dificuldades que a gente tinha em arrumar apoio e condições de se fazer um filme eram grandes, e agora se tornaram maiores, mas fez a gente se reinventar e não parar. A vontade de ajudar as pessoas a realizar os sonhos é grande e fazer com que as pessoas participem ativamente dos projetos que a gente realiza é maior ainda.

Então, a pandemia não me fez parar, mas infelizmente muitos tiveram que parar. São as pessoas que querem parar.E isso deixa um grande desequilíbrio !

Mas vamos seguir que Deus é maior e temos Fé que tudo irá melhorar!

10) Você gostaria de agradecer algum artista ou equipe técnica?

Bellamir-Agradecer a Deus em primeiro lugar, a meus pais, Sr Benedito e dona Benedita, minhas filhas Sthefanny e Emilly, a toda minha família e amigos, a todos os técnicos, atores apoiadores que acreditam, confiam e continuam acreditando em meu trabalho.Agradecer ao empresário Edson Moura por sempre acreditar na indústria, geração de empregos e rendas através do projeto Magia do cinema em Paulínia (SP), e ao Rogério Durante por acreditar e emprestar a história Karsmênia para transformar no filme.À todos que torcem por mim, meu muito obrigado!

E por fim, quero agradecer a todos os veículos de comunicação que divulgaram os filmes independentes aos quais dirigi, sem vocês da imprensa que apoiam e divulgam a cultura, nós independentes, nada seríamos, ! Obrigado!

Por Livia Rosa Santana