No mês da Consciência Negra, Maxwell dos Santos aborda racismo e desigualdades educacionais no e-book “O trote da lista”

A obra chega às plataformas digitais no dia 26 e conta a estória de uma jovem preta e do interior que tem seu sonho de ser médica devastado por uma brincadeira de mau gosto movida por ressentimento e preconceito racial.

O escritor Maxwell dos Santos lança no dia 26 de novembro, às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo a versão estendida do e-book O trote da lista. Com discurso contundente, o décimo segundo livro de Maxwell toca na ferida aberta e exposta do racismo estrutural e da negação do acesso à educação. A obra estará disponível para download gratuito em PDF, em https://bit.ly/otrotedalistapdf

A obra é parcialmente baseada na história de Rutineia de Souza, jovem potiguar, de Alto do Rodrigues, que fora enganada pelo “amigo”, na inscrição no SiSU para Medicina.

Sinopse

Aos 17 anos, Leiliane, uma menina preta, mora com a madrinha, após perder a mãe, num acidente de ônibus, em 2007, e o pai estar desaparecido. É uma moça dedicada aos estudos e sonha em ser médica.

Faz o Enem e obtém 880 pontos de média. Por não possuir computador, pede a Tomás um “amigo”, para que faça sua inscrição no Sisu. Movido pela picardia, e a pedido de sua mãe, Débora, Tomás faz inscrição no Sisu em cursos em que Leiliane não deseja, além de gerar um print falso de uma aprovação na Universidade Federal do Espírito Santo, no curso de Medicina.A mãe de Tomás é uma enfermeira ressentida que não passou em Medicina, além de afirmar que médicos negros não têm credibilidade, ao contrário de médicos brancos. Ela é contra ações afirmativas, é negacionista e antivacina, bem como o rapaz.

Iludida com print falso, Leiliane festeja e planeja como assistirá às aulas remotas, já que não tem computador. Por sugestão de amigos, ela grava um vídeo, e o publica nas redes sociais, pedindo ajuda aos seguidores para comprar a máquina. Sensibilizados, os seguidores doam recursos para que Leiliane compre o PC. No entanto, a moça descobre a farsa de Tomás e fica arrasada.

Sobre Maxwell dos Santos

Maxwell dos Santos é brasileiro, nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017, editor-chefe do portal Marramaque, e professor de Literatura Brasileira do Cursinho Popular Risoflora. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho(2016) , licenciado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021), especialista em Educação Especial, com ênfase em TGD e Superdotação pela Faculdade de Educação Paulistana (2021), especialista em Revisão de Textos pela Facuminas (2021), pós-graduando em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas pela Faculdade Novoeste, licenciando em História pela Uninter e bacharelando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.