O representante especial do presidente russo explicou a razão pela qual o Talibã conseguiu estabelecer o controle sobre a segunda maior cidade afegã.

Conforme afirmou o representante especial do presidente da Rússia para o Afeganistão, diretor do Segundo Departamento da Ásia do MRE russo, Zamir Kabulov, o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) capturou Kandahar por causa da fuga das tropas afegãs.

“A tomada de Kandahar mostra o que temos falado: ela foi tomada não em resultado de operações de combate e resistência corajosa das tropas afegãs, mas em resultado da fuga do mesmo Exército afegão que os americanos e a OTAN juntos estavam preparando animadamente”, disse o alto funcionário.

Mesmo assim, de seu ponto de vista, os talibãs ainda não são capazes de capturar a capital do Afeganistão, Cabul.

Nos últimos meses, os combates entre as forças governamentais afegãs e os insurgentes jihadistas têm se intensificado no Afeganistão. Isso acontece em meio à retirada das tropas norte-americanas, o que a chancelaria russa qualificou de reconhecimento do fracasso da campanha dos EUA.

Os talibãs já capturaram grandes territórios e lançaram uma ofensiva contra as grandes cidades. O grupo alega deter o controle dos centros administrativos de um terço das 34 províncias, incluindo as cidades de Zaranj, Pol-e-Khomri, Ghazni, bem como de Kunduz, situada a 60 quilômetros do posto fronteiriço mais próximo ao Tajiquistão.

Ontem à tarde (12), os talibãs anunciaram ter capturado Kandahar e já hoje – a cidade de Lashkar Gah, capital da província de Helmand. A mídia relata que os islamistas podem cercar Cabul em um mês. As autoridades, por sua parte, anunciaram ter retomado o controle sobre algumas cidades, mas os confrontos continuam.

Fonte: Sputnik Brasil