Por Redação – Foto Valter Pontes/ Secom PMS

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Salvador inaugurou uma nova ligação viária entre a região de Praia do Flamengo e Ipitanga. O objetivo é melhorar a mobilidade para motoristas e pedestres que transitam pela área. Essa intervenção faz parte do conjunto de iniciativas municipais em comemoração ao aniversário de 475 anos da capital baiana e foi oficialmente entregue pelo prefeito Bruno Reis em um evento realizado no local.

Com investimento de R$9,1 milhões, a nova liga a Rua José Augusto Tourinho Dantas, em Praia do Flamengo, às ruas Irajuba e Dr. Afrânio de Carvalho, já dentro do Marisol, beneficiando mais de 40 mil moradores que vivem no entorno. Antes, quem se deslocava pela região precisava se desviar até a orla e seguir pelas ruas Clóvis Bevilácqua e Ibitiara para só depois acessar o loteamento em Ipitanga, o que aumentava o fluxo de veículos e os congestionamentos.

Bruno Reis afirmou que, depois de vários investimentos na região, faltava essa solução de mobilidade. “Aqui, a Prefeitura fez diversas obras de requalificação, em especial de toda a orla de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga. Faltava esta via, até porque, quando fizemos a orla de Ipitanga, ela passou em parte dela a ter sentido único. Importante, também, destacar toda a preocupação ambiental que tivemos nessa obra”, disse.

Os serviços incluíram a implantação de piso intertravado com 70% de permeabilidade, em conformidade com as exigências do Zoneamento de Área de Proteção Ambiental (APA), de forma a permitir a drenagem natural das águas pluviais. Também foram colocados cerca em eucalipto, passeio, meio-fio, piso tátil e iluminação em LED. Além disso, a via contém placas de educação ambiental.