Homar Salim Elias, doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), comenta sobre as possíveis causas da doença, importância da prevenção e como a Care Plus trabalha o tema

O câncer de próstata afeta a vida de cerca de 65 mil brasileiros por ano e é causa importante de morte entre os homens, sendo responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil habitantes, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Depois de o Outubro Rosa alertar as mulheres para os perigos do câncer de mama, o Novembro Azul chega para conscientizar os homens da importância da prevenção à doença. Afinal, o câncer de próstata é considerado o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Para diminuir tais números, é importante acabar com o tabu em torno do exame de toque, necessário para detectar qualquer alteração na próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, esse exame “é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente”.

Homar Salim Elias, doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e parceiro da Care Plus, operadora de saúde premium, explica que a prevenção contra o câncer de próstata está no rastreamento, que promove uma redução de mortalidade pela doença. “Com o advento do PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue, juntamente com o exame de toque retal, nós conseguimos diagnosticar a presença da doença, mesmo sem apresentar sintomas. O câncer de próstata tem uma evolução mais arrastada, de vários anos, e com os exames de prevenção podemos diminuir casos mais avançados e casos com uma agressividade maior. Na maioria dos tumores, o diagnóstico precoce aumenta muito a chance de cura”.

Entre os sintomas que podem indicar necessidade de consulta com um urologista devido ao aumento benigno da próstata, estão: dificuldade de iniciar a micção, jato urinário fraco, necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite, entre outros. Em casos avançados de câncer, os pacientes podem apresentar sangramento na urina, retenção total para urinar e até insuficiência renal e infecção generalizada. Para ajudar na prevenção do câncer, é importante ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o início da avaliação referente ao câncer de próstata começa aos 50 anos. Homar complementa que, quando há um risco maior, homens da raça negra, obesos, e quando possuem parentes com a doença, os exames devem ser realizados aos 45 anos. “Histórico familiar é um fator importante. Quando você tem parente de primeiro grau, o risco de diagnóstico é duas vezes maior”, afirma.

Conscientização acompanha propósito de vidas mais longas, saudáveis e felizes

Para a Care Plus, os cuidados com a prevenção sempre são levados muito a sério. Por meio de campanhas e palestras realizadas com seus parceiros, boletins informativos para colaboradores e clientes, divulgação em seus canais digitais, a operadora está sempre em busca de levar conhecimento científico ao seus públicos. Doutor Homar, médico credenciado da rede, afirma “A Care Plus está sempre estimulando seus beneficiários a  se prevenirem e a conhecerem mais sobre o tema, principalmente durante o Novembro Azul. É muito interessante como a operadora transmite ao público informações especializadas e de credibilidade. Quem valoriza a prevenção garante uma melhor qualidade de vida no futuro, e, consequentemente, melhor desempenho nas atividades. Cirurgias de tumores mais avançados acabam acarretando prejuízos em alguns sistemas como urinário, sexual, entre outros. Descobrir a doença com antecedência contribui na chance de cura e minimiza alterações na condição de saúde.”