Subiu para 2.080 o número de desalojados em Coronel João Sá, cidade do nordeste da Bahia inundada após o rompimento da barragem do Quati, localizada no município vizinho de Pedro Alexandre.

Os dados foram atualizados na manhã desta segunda-feira (15), pela Defesa Civil da Bahia, e também contabiliza 320 desabrigados.

Até o domingo (14), eram 1.500 desalojados e 400 desabrigados. Esse número  diminuiu porque muitas pessoas foram para casas de familiares.

Já em Pedro Alexandre, a outra cidade que foi atingida pela água da barragem, 24 moradores estão desabrigados e 450 desalojados.

Parte dos 17 mil moradores de Coronel João Sá segue longe de casa. Eles foram abrigados nas escolas municipais e, por isso, as aulas na cidade seguem suspensas.

De acordo com o Secretário de Comunicação da prefeitura de Coronel João Sá, Waldomiro Júnior, 14.400 pessoas (quase toda a população da cidade que tem cerca de 17 mil habitantes) foram afetadas com a inundação.

Waldomiro Júnior destacou que além dos perecíveis, a população necessita de eletrodomésticos como fogões e geladeiras. Com relação às casas, ele informou que a gestão municipal doou um terreno na cidade para a construção de novas residências.

No domingo, após sobrevoar a cidade, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que as casas que foram construídas próximas ao Rio do Peixe serão demolidas.

De acordo com o portal G1, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência e calamidade pública das cidades de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, na última sexta-feira.

Da redação NB/com informações da Tribuna da Bahia/imagem: Tiago Alves/G1